Home / Notícias / Projeto “UEscolas” está de regresso às escolas dos territórios de Viseu Dão Lafões e de Aveiro

Projeto “UEscolas” está de regresso às escolas dos territórios de Viseu Dão Lafões e de Aveiro

Após o sucesso das duas primeiras edições, o EUROPE DIRECT Viseu Dão Lafões está de regresso às escolas com o programa “UEscolas”, que consiste nos jogos pedagógicos “EU é que sei!”. Naquela que é a sua terceira edição, o programa já conta com 616 alunos inscritos, de escolas de Viseu Dão Lafões e da Região de Aveiro. Desde a sua primeira edição, já participaram nesta iniciativa mais de 1100 alunos.

O programa “UEscolas” é destinado a professores e alunos do 3.º ciclo e visa promover, junto da comunidade escolar, a história e as dinâmicas culturais, políticas e geográficas do projeto europeu. Desta forma, procura dar resposta ao crescente interesse dos alunos pelas diferentes culturas dos 27 Estados Membros da União Europeia.

As sessões são dinamizadas em sala de aula, através de jogos didáticos que apresentam temas de âmbito europeu num formato lúdico e interativo. No final de cada sessão, há prémios para distribuir entre os alunos vencedores dos jogos. 

Hoje, dia 26 de março, o projeto começa a percorrer as escolas das duas regiões. Na primeira semana, os jogos “EU é que sei!” vão desafiar alunos de escolas de Vila Nova de Paiva (dia 26) e Castro Daire (dias 27 e 28). 

O programa arrancou a 28 de fevereiro, com um workshop para os professores participantes, que teve por objetivo a apresentação do projeto e dos seus objetivos. Nesta sessão de trabalho o EUROPE DIRECT teve a oportunidade de proporcionar aos docentes os conteúdos e os recursos didáticos que lhes vão permitir preparar as atividades.

Nuno Martinho, Secretário Executivo da Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões, entidade gestora do EUROPE DIRECT Viseu Dão Lafões, lembra que o programa ‘UEscolas’ alcançou grande sucesso nas primeiras duas edições, o que nos motivou a continuar a desafiar os alunos dos territórios de Viseu Dão Lafões e da Região de Aveiro a participar nestes jogos. As escolas são uma prioridade para a ação do EUROPE DIRECT, que tem levado variadas atividades às salas de aula”.

 “Para nós é crucial partilhar os valores fundamentais da União Europeia e discutir os grandes temas que afetam o dia a dia de todos os europeus. Assim, neste ano de eleições europeias, faz todo o sentido desenvolver ações que, a exemplo desta atividade, promovam um contacto próximo com a população, em particular com os segmentos mais jovens, para que, ao longo das suas vidas, possam participar, de forma esclarecida, neste grande projeto que é a União Europeia”, acrescenta.

 

Pode ver também

Homem de 74 anos morre em acidente com trator

Na manhã desta sexta-feira, 19 de abril, o acidente com um trator provocou a morte …

Comente este artigo