Home / Notícias / Mangualde atinge o maior número de bolseiros do ensino superior e aumenta verba em 40%

Mangualde atinge o maior número de bolseiros do ensino superior e aumenta verba em 40%

O Município de Mangualde tem este ano letivo 53 bolseiros do ensino superior, o maior número desde que a medida foi implementada, e aumentou em 40% a verba atribuída aos estudantes com residência no concelho.

Ao longo dos últimos seis anos o Município concedeu 297 bolsas, num total de 105 mil euros.

Durante a cerimónia de entrega de bolsas, realizada esta segunda-feira, à tarde, no salão nobre dos Paços do Concelho, Marco Almeida, presidente da Câmara Municipal, realçou que este ano letivo há 53 bolseiros, mais nove face ao ano anterior, o que se traduz num aumento de 20 por cento. O total da verba atribuída foi de 17.500 euros. “Trata-se de um aumento de 40 por cento”, afirmou, tendo em conta que, em 2023, a verba concedida foi de 12.500 euros.

“No próximo ano iremos tentar aumentar ainda mais este valor”, adiantou.

Estas bolsas, cujas candidaturas decorreram de 1 de outubro a 15 de novembro, destinam-se a quem frequenta um curso que confira o grau de licenciatura, com ou sem mestrado integrado.  A verba, atribuída em função dos rendimentos anuais do agregado familiar, serve para ajudar a pagar as despesas de alojamento, alimentação, transporte, material escolar e propinas.

Os apoios podem ser acumulados com os que são concedidos por outras instituições, desde que o valor não ultrapasse o Indexante de Apoios Sociais.  

“Esta é uma forma de estar ao lado daqueles que trazem e querem acrescentar conhecimento ao nosso concelho, apoiando os estudantes que querem prosseguir a sua formação académica, em alturas que podem sobrecarregar mais as suas famílias”, sublinhou o autarca.

Marco Almeida realçou que esta medida “é um investimento em conhecimento e em recursos humanos”, tendo ainda feito um apelo aos jovens:

 “Nunca esqueçam o vosso concelho de origem, que precisa do vosso conhecimento e da vossa irreverência, até porque agora estão a conhecer mundo e nós precisamos desse mundo para continuarmos a progredir”, acrescentou.

 

Pode ver também

Homem de 74 anos morre em acidente com trator

Na manhã desta sexta-feira, 19 de abril, o acidente com um trator provocou a morte …

Comente este artigo