Home / Notícias / Programa “Best Wine Selection” Viseu Dão Lafões entra numa nova fase

Programa “Best Wine Selection” Viseu Dão Lafões entra numa nova fase

Os restaurantes que se candidataram a receber o selo “Best Wine Selection”, que atesta a excelência do serviço prestado no domínio dos Vinhos do Dão, começaram esta semana a receber visitas-surpresa por parte dos avaliadores, naquela que é uma nova fase do programa.

Recorde-se que o território Viseu Dão Lafões é o primeiro do país a acolher este projeto da AHRESP, que visa dignificar e promover os vinhos portugueses, neste caso os Vinhos do Dão.

Promovido pela Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões, em parceria com a AHRESP – Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal, a ViniPortugal, a Turismo Centro de Portugal e a Comissão Vitivinícola Regional do Dão, o programa “Best Wine Selection” recebeu, até ao momento, inscrições de 15 restaurantes da região.

Para receberem o selo de qualidade “Best Wine Selection”, os restaurantes têm de garantir a satisfação dos seus clientes, através da oferta de vinhos de qualidade e da prestação de um serviço irrepreensível. Assim, até meados de junho, os restaurantes inscritos recebem uma visita de técnicos qualificados, para que seja possível a apreciação dos serviços oferecidos aos clientes.

Após a realização da visita os profissionais de mesa e bar do estabelecimento terão de frequentar um programa de mentoria, ministrado em contexto de trabalho. Os conteúdos desta formação passam pelos “tipos de vinhos”, “castas da região e seus descritores aromáticos”, “o processo e os mecanismos de venda”, ou “o vinho e as harmonizações gastronómicas”, entre outros.

“A gastronomia e os vinhos são dois produtos emblemáticos da região Viseu Dão Lafões. Esta é uma oportunidade para os restaurantes certificarem a sua mestria no domínio dos Vinhos do Dão, o que constitui uma garantia de qualidade para os clientes. Desta forma, é mais uma iniciativa-chave para a valorização do projeto ‘Enoturismo na Região Demarcada dos Vinhos do Dão’, no qual estamos fortemente empenhados”, considera Nuno Martinho, Secretário Executivo da CIM Viseu Dão Lafões.
“Neste âmbito, a CIM Viseu Dão Lafões, através de diversas iniciativas, tem vindo a realizar um enorme esforço na promoção de boas práticas relacionadas com a restauração e o enoturismo, tendo por objetivo desenvolver uma proposta regional de excelência neste campo”, acrescenta.

 

Pode ver também

Em Penalva do Castelo bebé faleceu em creche da Santa Casa da Misericórdia 

Esta segunda-feira, 15 de abril, uma menina de três meses faleceu em Penalva do Castelo, …

Comente este artigo