Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / Desporto / Pomares de Armamar protegidos por canhões antigranizo

Pomares de Armamar protegidos por canhões antigranizo

Os produtores de maçã de Armamar estão a investir em canhões antigranizo para evitar os prejuízos que se registam quase todos os anos devido ao mau tempo.

Armamar é o maior produtor de maçã do país. Dos pomares do concelho saem anualmente, em média, cerca de 90 toneladas deste fruto, que é produzido por mais de uma centena de agricultores.

Para evitar que o cenário se repita nas próximas colheitas, estão a ser instalados canhões antigranizo. O projeto orçado em dois milhões de euros é da responsabilidade da Cooperativa Agrícola e da Associação de Fruticultores de Armamar, que vai ser pago em 10 anos pelos produtores.

Das 48 torres que serão montadas até ao início do próximo ano, oito já se encontram em funcionamento.

Estes canhões são monitorizados por um radar que quando a trovoada se aproxima eles vão disparando umas ondas que fazem com que a trovoada se espalhe e o granizo é transformado em chuva ou granizo mais fino, não prejudicando a colheita”, refere José Osório, presidente da Cooperativa Agrícola e da Associação de Fruticultores de Armamar.

Os canhões antiganizo já atuaram e evitaram prejuízos nos pomares de Armamar.

Apesar dos seguros e muitos já apostarem nas coberturas dos pomares, os produtores consideram que os canhões antigranizo é a solução mais rápida e económica para proteger toda a área produtiva do concelho de Armamar.

O concelho vai ficar todo coberto com estes canhões. Cada canhão cobre aproximadamente 80 hectares.

 

Pode ver também

Covid-19: Tondela com três jogadores infetados além do treinador Pako Ayestarán

Três jogadores do Tondela testaram positivo ao vírus SARS-CoV-2, depois de ter sido anunciado pelo …

Comente este artigo