Home / Notícias / Ovinos: Língua azul detetada em cinco dos 24 concelhos de Viseu. Vacinação é obrigatória para reprodutores

Ovinos: Língua azul detetada em cinco dos 24 concelhos de Viseu. Vacinação é obrigatória para reprodutores

A febre catarral ovina, conhecida como língua azul, está a afetar nove distritos de Portugal, entre os quais, o distrito de Viseu, e a vacinação é obrigatória para reprodutores.

De acordo com o último edital da Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), disponibilizado pela Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP), o serotipo 4 do vírus da língua azul foi detetada em cinco dos 24 concelhos do distrito de Viseu, Carregal do Sal, Castro Daire, Nelas, Tondela e Viseu.

Em Castelo Branco a doença está presente em todos os concelhos, assim como no distrito de Santarém. Em Coimbra, Arganil, Oliveira do Hospital e Tábua e na Guarda, Gouveia, Fornos de Algodres e Seia.

Em Lisboa e Vale do Tejo, estão afetados todos os concelhos do distrito de Setúbal, segundo a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária.

Já no Alentejo, todos os distritos e concelhos estão abrangidos.

“A área geográfica afetada pelos serotipos um e quatro do vírus da língua azul é constituída por todos os concelhos da Direção de Serviços de Alimentação e Veterinária da Região do Algarve”, segundo nota divulgada pela confederação.

Nestas áreas, é obrigatória a vacinação dos ovinos reprodutores adultos e dos jovens destinados à reprodução, a partir dos três meses.

Segundo a CAP, a vacina é fornecida às organizações de produtores pecuários, sendo que a DGAV aconselha ainda a vacinação dos restantes animais de espécies sensíveis, como bovinos.

 

Pode ver também

Livro de Alberto Almeida recorda “Lamego na Construção de Abril”

O Município de Lamego continua a apoiar ativamente todas as manifestações culturais existentes no concelho, através, …

Comente este artigo