Home / Notícias / Ovinos: Língua azul detetada em cinco dos 24 concelhos de Viseu. Vacinação é obrigatória para reprodutores

Ovinos: Língua azul detetada em cinco dos 24 concelhos de Viseu. Vacinação é obrigatória para reprodutores

A febre catarral ovina, conhecida como língua azul, está a afetar nove distritos de Portugal, entre os quais, o distrito de Viseu, e a vacinação é obrigatória para reprodutores.

De acordo com o último edital da Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), disponibilizado pela Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP), o serotipo 4 do vírus da língua azul foi detetada em cinco dos 24 concelhos do distrito de Viseu, Carregal do Sal, Castro Daire, Nelas, Tondela e Viseu.

Em Castelo Branco a doença está presente em todos os concelhos, assim como no distrito de Santarém. Em Coimbra, Arganil, Oliveira do Hospital e Tábua e na Guarda, Gouveia, Fornos de Algodres e Seia.

Em Lisboa e Vale do Tejo, estão afetados todos os concelhos do distrito de Setúbal, segundo a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária.

Já no Alentejo, todos os distritos e concelhos estão abrangidos.

“A área geográfica afetada pelos serotipos um e quatro do vírus da língua azul é constituída por todos os concelhos da Direção de Serviços de Alimentação e Veterinária da Região do Algarve”, segundo nota divulgada pela confederação.

Nestas áreas, é obrigatória a vacinação dos ovinos reprodutores adultos e dos jovens destinados à reprodução, a partir dos três meses.

Segundo a CAP, a vacina é fornecida às organizações de produtores pecuários, sendo que a DGAV aconselha ainda a vacinação dos restantes animais de espécies sensíveis, como bovinos.

 

Pode ver também

Carlos Ribeiro foi eleito presidente da Concelhia do PSD de Vila Nova de Paiva

Um acto eleitoral que contou com a participação de 60% dos militantes com direito a …

Comente este artigo