Home / Notícias / Nelas: Moto Rali MK MAKINAS promoveu o turismo, a cultura e a gastronomia

Nelas: Moto Rali MK MAKINAS promoveu o turismo, a cultura e a gastronomia

No arranque da edição das Festas do Município 2023, decorreram diversas atividades desportivas e culturais no Concelho de Nelas, no passado sábado e domingo. Durante dois dias, passaram pelo Concelho mais de 120 participantes provenientes de diversos pontos do país ao volante de motos, no 3º Moto Rali MK MAKINAS, que aproveitaram a prova desportiva para conhecerem as freguesias do nosso Município, guiados pelos mapas/road book, com atividades dinâmicas, e que deram a conhecer os principais pontos turísticos do Concelho, com visita a locais de interesse cultural e gastronómico.

Paralelamente a esta iniciativa, a Mata das Alminhas foi palco de uma grande Prova de Crosstraining, organizada pelo Affiliate Super Cup, onde 36 equipas e 180 atletas mostraram toda a sua força, resistência física e muscular e proeza nesta modalidade de alta intensidade, promovendo a saúde do corpo e da mente, numa tarde animada e desafiante que terminou com a entrega de prémios.

Ainda no sábado, regressou a secular tradição do Banho Santo às Caldas da Felgueira, num dia marcado pelo convívio e boa-disposição junto ao Balneário das Termas, onde não faltaram saborosas iguarias, e a fogueira de Rosmaninhos, numa organização da ARC Caldas da Felgueira. Durante a tarde houve Mercadinho e Feira de Antiguidades, o Workshop “Oficina do Fazer com pintura de um Mural” por Cindy da Associação GANSOMANSO.ac, a atuação pelas ruas das Caldas da Felgueira do Rancho Folclórico de Vale de Madeiros – Rosas do Mondego, e a visita guiada “Caminhar pela História das Caldas da Felgueira”, Exposição “170 Anos do Concelho de Nelas” patente na Antiga Escola Primária. A noite foi preenchida com a excelente atuação musical do grupo Alma do Luso.

No âmbito da programação do Banho Santo, foram ainda apresentados e revelados os resultados dos dois concursos promovidos pela Aldeias de Portugal ,”A Minha Rua é Mais Bela que a Tua” e “Fotografias da Aldeia”. Foram vencedores o Café Avenida, premiado com uma peça de artesanato da autoria da Artesã Bernardete Marques, oferecido pelas Juntas de Freguesia de Canas de Senhorim e de Nelas, e premiada a Fotografia “Serenata do Mondego”, captada pela lente de Américo Santos, que foi presenteado com um voucher termal oferecido pelas Termas das Caldas da Felgueira.

No próximo dia 1 de julho 2023, volta a realizar-se o Banho Santo nas Caldas da Felgueira, com Mercadinho e Feira de Antiguidades, e visita “Caminhar pela História das Caldas da Felgueira” e Exposição “170 Anos do Concelho de Nelas”. Do programa fazem ainda parte a atuação do Rancho de Folclórico de Santar, o Workshop “Oficina do Fazer com Barro” por Lira da Ganso Manso, e um momento musical com Rafael Cruz. À noite as Marchas de São João de Canas de Senhorim, Paço e Rossio, dançam e desfilam, acompanhadas pela Banda de Vilar Seco.

 

Pode ver também

Rosa Quinteiro é a vencedora do prémio literário Cónego Albano Martins de Sousa.

Com a obra “Poemas do Caderno Azul” a escritora é pela segunda vez galardoada, numa …

Comente este artigo