Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / Município de Viseu reforça apoios destinados ao bem-estar animal

Município de Viseu reforça apoios destinados ao bem-estar animal

Assegurar um local, com as condições necessárias, para recolher animais maltratados, e contar com uma entidade empenhada em promover a adoção responsável de cães e gatos. Estes são alguns dos principais objetivos dos protocolos que o Município de Viseu assinou com a Associação Hípica e Psicomotora de Viseu – AHPV, e a Associação RAV – Resgate Animal de Viseu. A autarquia reforça assim o apoio que nos últimos anos destina à causa animal, estimado em cerca de 100 mil euros.

O protocolo de colaboração assinado com a AHPV, que consiste num apoio de 3500 euros, vai assegurar o acolhimento de equinos no espaço equestre Montebelo Hípico, em Farminhão. A associação presta um serviço de alojamento a equinos, tratamento e acompanhamento a este tipo de animais, garantido por pessoal especializado.

No que respeita à RAV, a autarquia assegura uma verba de 2400 euros anuais para apoio à missão da entidade, que consiste em resolver o grave problema dos animais abandonados e errantes, incentivando a adoção responsável e estimulando a esterilização. O objetivo é garantir as condições do bem-estar animal e a sua dignidade.

Os cuidados com os animais, com destaque para os animais de companhia, têm sido uma prioridade para a autarquia viseense. Recorde-se que ainda ontem foi aprovado, em reunião de Câmara, o protocolo de colaboração entre o Município de Viseu e a Associação Cantinho dos Animais Abandonados de Viseu, que tem por objeto estabelecer uma parceria para esterilização dos animais abandonados do Concelho, no valor de 15 mil euros (financiamento atribuído pela DGAV e gerido pela autarquia). Em 2018 e 2019, o Município de Viseu, através deste mecanismo, apoiou a esterilização de 327 e 367 (respetivamente) animais de companhia.

A Associação Cantinho dos Animais Abandonados de Viseu tem sido também responsável pelo acolhimento dos animais abandonados dentro do Concelho, que ultrapassa já os 700 por ano. Esta ação em particular conta com um apoio de 70 mil euros anuais do Município. A associação e a autarquia têm ainda em funcionamento o projeto CED (Capturar – Esterilizar – Devolver), que atua essencialmente em concentrações de gatos (colónias) que existem no Concelho de Viseu. Neste programa, todos os animais, além de serem esterilizados, são desparasitados e identificados eletronicamente.

O Município de Viseu instalou também três WC específicos para animais de companhia, em locais utilizados para passeio, especificamente no Parque Aquilino Ribeiro, no Parque Urbano de Santiago e no Parque Canino da Balsa. Saliente-se ainda os contentores e dispensadores de sacos para os dejetos dos animais, implementados em cerca de 140 locais, por todo o Concelho.

Os protocolos assinados hoje comprovam o compromisso do Município de Viseu com a Declaração Universal dos Direitos dos Animais, proclamada pela UNESCO, onde se reconhece a importância da promoção do bem-estar animal, sobretudo no que respeita a canídeos e felinos, para melhoria das condições de vida, nomeadamente para o bem-estar físico e psíquico das populações

 

Pode ver também

Câmara de Viseu vai ficar responsável pelo antigo IP5, IP vai pagar 1,4 milhões de euros

A Câmara de Viseu vai ficar responsável por um troço de quase dez quilómetros do …

Comente este artigo