Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / Município de Viseu celebra quadra natalícia com programação para toda a família

Município de Viseu celebra quadra natalícia com programação para toda a família

Rossio volta a ser o coração do Natal em Viseu, com Mercado e peça gigante de luz. Richie Campbell é o artista que atua na noite de Passagem de Ano. Rua Direita recebe casinha do Pai Natal

De 8 de dezembro a 8 de janeiro, Viseu volta a viver a magia do Natal através de um programa repleto de iniciativas para viseenses e visitantes da Cidade-Jardim, durante 31 dias.

“Um mundo de luz à sua espera” é o mote da campanha VISEU NATAL 2022, que convida todos a sair à rua para usufruir da magia da quadra natalícia, optar pelo comércio local e tradicional e participar de um programa diversificado de oficinas, espetáculos e concertos para miúdos e graúdos.

Em 2022, há um “Mundo Verde” no Rossio: uma peça tridimensional com 9 metros de altura, na qual a localização de Viseu é marcada com uma estrela. Esta escultura de luz inspira-se na temática ambiental de um mundo sustentável e, ao mesmo tempo, coloca a cidade de Viseu e o viseense “no centro do Mundo”.

O “Mundo Verde” é o protagonista do projeto de luz da edição deste ano do VISEU NATAL, que conta com mais de 422 mil lâmpadas, de baixo consumo e com tecnologia LED, amigas do ambiente, que ganhará vida a 8 de dezembro. O momento simbólico de ligação da iluminação terá lugar no Rossio, pelas 17 horas.

As decorações de luz vão embelezar 26 ruas, avenidas, praças, rotundas e igrejas da cidade. Veremos com um brilho especial a Igreja da Misericórdia, Igreja do Carmo, Igreja dos Terceiros, Igreja do Seminário Maior de Viseu e a Igreja de N.ª Sr.ª da Conceição. A Praça da República (Rossio), Jardim das Mães, Adro da Sé, Av. Alberto Sampaio, Av. Capitão Silva Pereira, Rua Direita, Rua Formosa e Rua do Comércio são algumas das artérias da cidade que também serão especialmente decorados de Natal.

Destaque também para os pórticos de luz que darão as boas-vindas ao VISEU NATAL nas principais entradas da cidade, na Rotunda Paulo VI, Rotunda da Estação Agrária e Rotunda da Av. da Bélgica, em Abraveses.

Tendo em conta o decreto-lei sobre o plano de poupança energética do Governo, publicado em Diário da República, o horário de utilização da iluminação natalícia deverá ser de, no máximo, 6 horas, entre as 17 e as 23 horas, todos os dias.

À semelhança de 2021, o Mercado de Natal regressa ao Rossio, às tradicionais casinhas de madeira, e a um conjunto de lojas desocupadas da Rua Direita. Dezenas de operadores locais vão instalar-se nestes espaços com uma diversidade de produtos que vão desde a doçaria tradicional à chocolataria, dos queijos e enchidos ao vinho do Dão, dos frutos secos às flores, sem esquecer o artesanato e outros produtos.

Para além do Mercado de Natal, o Rossio será também o cenário do Presépio “Sagrada Família”. Aquele que é o maior símbolo da Natividade estará aqui em destaque.

Comboio Turístico regressa em dezembro e vai proporcionar 6 viagens diárias. Com embarque na Praça da República (Rossio), de sábado a quinta-feira, as viagens realizam-se às 10H00, 11H00, 15H00, 16H00, 17H00 e 18H00; às sextas-feiras, decorrem pelas 15H00, 16H00, 17H00, 18H00, 21H00 e 22H00. Nos dias 24 e 31 de dezembro, a última viagem realiza-se pelas 17 horas; no dia 25 de dezembro, o Comboio não circula.

Na Rua Direita, estará a Casa do Pai Natal, junto às instalações da Associação Viriatos.14, no Palácio dos Silveiras. Neste local, no interior de uma pequena casa aconchegante, estará o Pai Natal ao vivo para receber, cumprimentar e tirar fotografias com os mais pequenos. No pátio da Casa do Pai Natal, também haverá largada de neve 5 vezes por dia, para se fazer sentir a magia da época. A Casa do Pai Natal estará disponível de 10 a 24 de dezembro, entre as 10 e as 13 horas e entre as 14 e as 19 horas.

Ao longo do mês, haverá animação de rua aos fins de semana, para incentivar as compras nas lojas do comércio da cidade.

Também para promover o comércio local e tradicional, a ACDV – Associação Comercial do Distrito de Viseu promove, em parceria com o Município de Viseu, o Concurso de Montras de Natal, que se destina a todos os comerciantes com estabelecimentos em atividade na cidade. A participação é sujeita a inscrição prévia, entre 24 de novembro e 7 de dezembro, através do endereço geral@acdv.pt. As Normas de Participação estão disponíveis em www.cm-viseu.pt.

Este ano, as Freguesias são novamente desafiadas a pôr à prova a sua criatividade, numa nova edição da Rota dos Presépios. Entre 8 de dezembro e 8 de janeiro, a comunidade de cada Freguesia do concelho colocará “mãos à obra” na conceção de um Presépio a expor no seu território. A Rota dos Presépios visa promover práticas criativas e culturais coletivas, contribuindo para a valorização de talentos artísticos e para o fomento das diferentes identidades locais.

Nesta edição do VISEU NATAL regressa também o Cantando o Natal, que vai proporcionar concertos de entrada gratuita para todos os viseenses e visitantes em igrejas, capelas, auditórios ou associações do concelho.

No que toca à programação cultural, as principais apostas viram-se para os Museus Municipais e para a Biblioteca Municipal D. Miguel da Silva, que vão receber workshops, oficinas e horas do conto.
Destaque ainda para os concertos cujos sons ecoarão pela cidade.

Na noite de Passagem de Ano, o Campo de Viriato recebe um conjunto de artistas de excelência e renome nacional para dar as boas-vindas a 2023. Viseenses, amigos de Viseu e visitantes estão convidados a juntar-se para um programa de entrada livre que começa pelas 22H30, com o rapper Mundo Segundo. O fogo-de-artifício marca a entrada no novo ano, à meia-noite. Segue-se o concerto do artista Richie Campbell, pelas 0H15. Pelas 1H30, sobe ao palco o DJ Victor Pirez.

Concerto de Natal do Município de Viseu realiza-se a 21 de dezembro, no Pavilhão Multiusos, e contará com a participação de 342 coralistas juvenis e adultos, e de 55 instrumentistas.

Já o Concerto de Ano Novo e Reis do Município de Viseu acontece a 6 de janeiro, no Teatro Viriato, protagonizado pela Orquestra Filarmonia das Beiras.

Viseu vai assistir, ainda, ao Concerto Laudaute Dominum, a 11 de dezembro, na Igreja dos Terceiros; a iniciativa “10 Milhões de Estrelas – Um gesto pela paz”, organizada pela Cáritas Diocesana de Viseu, acontece a 17 de dezembro, na Escadaria da Igreja dos Terceiros; o Concerto Gira Big Band: Omar Lye-Fook, promovido pela Gira Sol Azul, decorre a 20 de dezembro, no Teatro Viriato; a Gala dos 40 anos da APCV tem lugar a 22 de dezembro, também no Teatro Viriato; já a 12ª Gala de Solidariedade da APPACDM de Viseu acontece a 28 de dezembro, no Teatro Viriato.

No VISEU NATAL, também há espaço para a solidariedade. O Viseu XMAS RUN está de regresso para trazer o espírito natalício às ruas e avenidas da Cidade-Jardim. Realiza-se a 18 de dezembro e é um evento 100% solidário que pretende envolver a comunidade, convidando-a e incentivando-a a dar um pouco de si aos que mais precisam.

O VISEU NATAL é uma iniciativa do Município de Viseu e conta com a parceria da Associação Comercial do Distrito de Viseu (ACDV). O programa tem ainda o apoio da VISEU MARCA, das Juntas de Freguesia do concelho, da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) e da Associação Viriatos.14.

 

Pode ver também

Lamego. Parque Biológico prepara “Natal na Floresta”

O espírito natalício já envolve o Parque Biológico da Serra das Meadas, em Lamego, e …

Comente este artigo