Home / Notícias / Município de Tondela homenageia 11 personalidades e instituições

Município de Tondela homenageia 11 personalidades e instituições

A Câmara Municipal de Tondela aprovou, esta terça-feira (12 de setembro), por unanimidade, em reunião ordinária, os nomes dos munícipes, personalidades e organizações que serão homenageados no próximo feriado municipal (16 de setembro), dia de Santa Eufémia.

A executivo municipal decidiu atribuir 11 condecorações. Às empresas Nutrinova, nutrição animal e Tojaltec-fabrico de máquinas, sediadas na Zona Industrial de Vilar de Besteiros, serão entregues medalhas de mérito municipal.

O mesmo palmarés será atribuído ao ator Pompeu José, ao antigo presidente da Turismo do Centro de Portugal Pedro Machado, à ex-professora Olinda Tenreiro da Cruz e a António Coimbra, que foi pioneiro na indústria alimentar no concelho.

A título póstumo serão distinguidos, com a medalha de mérito municipal, as poetisas Maria de Lurdes Loureiro da Silva, conhecida pelo pseudónimo Filipa Duarte, Maria da Conceição Marques Correia e o professor e antigo presidente da Assembleia Municipal de Tondela Albano Rodrigues de Carvalho.

Já ao antigo médico, humanista e dirigente associativo Elísio Gomes de Matos será atribuída, a título póstumo, a medalha de valor e altruísmo.

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Tondela vai ser galardoada com a medalha municipal de ouro, a mais alta distinção do concelho.

As atribuições destes galardões visam enaltecer e reconhecer o trabalho, a dedicação e o empreendedorismo em prol da comunidade e a afirmação liderante do nosso território e dos seus cidadãos, nos domínios cultural e científico, na valorização do património natural e na preservação da memória coletiva de uma região.

As medalhas vão ser entregues no próximo sábado na sessão solene evocativa do feriado municipal que decorrerá, pelas 18h00, no Auditório Municipal.

 

Pode ver também

Noite de Gala do TRC atribui Prémio de Mérito a João Gama

O 16º aniversário da reabertura ao público do majestoso Teatro Ribeiro Conceição (TRC), em Lamego, é …

Comente este artigo