Home / Notícias / Município de Penalva do Castelo dinamizou atividades para promover “Rota da Senhora da Ribeira”
Rota da Senhora da Ribeira - Penalva do Castelo

Município de Penalva do Castelo dinamizou atividades para promover “Rota da Senhora da Ribeira”

A Câmara Municipal de Penalva do Castelo em colaboração com a Associação Rio Côja e a Junta de Freguesia de Pindo, dinamizaram a Rota da Senhora da Ribeira, com uma caminhada com o objetivo de promover as tradições, património e extensos vinhedos identitários das aldeias e da freguesia de Pindo.

O percurso iniciou junto à capela da Senhora da Ribeira, em Moinhos de Pepim, onde foram fornecidas informações sobre percurso pela Presidente da Associação Rio Côja Susana Pais.

O trajeto circular que deambulou entre os vinhedos, o rio Côja e o casario das aldeias permitiu a descoberta de tradições, cenários do mundo rural, artes, ofícios e património, nomeadamente: a Capela de N. Sr. ª da Ribeira, os Moinhos de Água e a lavadeira no rio Côja; o cozer dos bolos de azeite no Forno Comunitário, o saltar da fogueira, a Capela de S. Simão (Aldeia de Casal-Diz), a Capela do Mártir S. Sebastião (Mártir), a Capela de N.Sr.ª de Fátima (Pindo de Cima), a Igreja Paroquial de S. Martinho de Pindo (Pindo), a Capela de N. Sr.ª do Ó (Corga), a Capela de Santo António (Casal-Diz), a Capela da Quinta Nova (Quinta-Nova), a “sacha” do feijão e a travessia das Poldras sobre o rio Côja.

Na antiga Escola Primária, os caminhantes saborearam paladares tradicionais, confecionados pela comunidade local.

As artes e ofícios abriram portas para receber os caminhantes e dar a conhecer saberes inspiradores. O entrançado de cordas e madeira (artesão Joaquim Gonçalves) e “oficina do Poeta”, do Senhor Henrique Correia, em aldeia de Casal-Diz, foram testemunhos disso.

A extensa mancha verde dos vinhedos foi uma constante durante todo o trajeto, uma característica deste território, reflexo da labuta das gentes e ruralidade da freguesia de Pindo com forte tradição ligada à cultura do vinho e da vinha.

A visita a duas adegas do concelho situadas nesta freguesia, nomeadamente: a Adega da Corga e a Adega da Quinta da Rebôtea permitiu degustar o conceituado néctar – o Vinho do Dão.

O Património Musical da Freguesia também marcou presença e ao logo do trajeto, os participantes foram presenteados por excelentes momentos musicais proporcionados pela Tuna de S. Martinho de Pindo (aquando do reforço alimentar, junto à antiga Escola Primária de Moinhos de Pepim), Grupo Coral de Pindo (na Igreja Paroquial) e Grupo de Cantares de Pindo (na Quinta da Rebôtea).

 

Pode ver também

“PALÁCIO DO GELO FASHION SHOW 2024”

Viseu, 22 de abril de 2024 – O Palácio do Gelo Shopping, em Viseu, celebrou …

Comente este artigo