Home / Notícias / Município de Mangualde oferece ginástica aos trabalhadores

Município de Mangualde oferece ginástica aos trabalhadores

A Câmara Municipal de Mangualde que, em março do ano passado, implementou um programa de ginástica laboral para todos os trabalhadores, conseguiu atingir cerca de 1800 frequências em oito meses, de março a 6 de dezembro, excluindo agosto, período de férias. 

O município promove exercício físico nos diversos locais de trabalho, nomeadamente no edifício da Câmara Municipal, Estaleiro, Biblioteca, Piscinas, CIDEM, Arquivo, Loja Social e Estádio.

As aulas são disponibilizadas uma vez por semana, durante dez minutos, em horário laboral, orientadas por profissionais qualificados, que ajudam a prevenir e a combater problemas musculoesqueléticos, posturais e psicológicos, decorrentes da atividade laboral. 

A este programa de adesão voluntária, 1231 frequências dizem respeito a trabalhadores do sexo feminino e 557 ao sexo masculino. A maior participação é por parte de quem exerce funções no edifício dos Paços do Concelho (816). Seguem-se os funcionários do Estaleiro (320 frequências) e da Biblioteca Municipal (280 frequências). 

“Os números são reveladores do sucesso desta iniciativa com a qual pretendemos promover a saúde, o bem-estar e a qualidade de vida e a motivação de todos os nossos colaboradores”, justifica o presidente da Câmara de Mangualde, Marco Almeida, que reconhece os benefícios do programa, lançado no âmbito do Plano Municipal para a Igualdade e Não-Descriminação do Município, eixo de intervenção IV Saúde. 

“O exercício físico reduz o stress, fortalece o espírito de equipa, aumenta a produtividade. Além disso, estamos a promover este programa sem custos acrescidos, uma vez que recorremos a professores das piscinas municipais, equipamento que nesta altura está a ser alvo de obras de requalificação”, adianta o autarca.

 

Pode ver também

Noite de Gala do TRC atribui Prémio de Mérito a João Gama

O 16º aniversário da reabertura ao público do majestoso Teatro Ribeiro Conceição (TRC), em Lamego, é …

Comente este artigo