Castro Daire, fruto da estratégia de desenvolvimento territorial que tem vindo a implementar, materializada na criação da marca “Visit Castro Daire”, com o objetivo de promover o nosso território enquanto destino de referência, vai integrar o projeto de investigação Portugal Branding – Programa Nacional de Desenvolvimento de Marcas Territoriais.
O projeto visa mapear, reconhecer e implementar as melhores práticas ao nível da gestão de marcas territoriais em Portugal, promovido pelo CEIT – Centro Estratégico de Inovação Territorial e a Coimbra Business School | ISCAC.
Vão integrar este projeto um conjunto de marcas territoriais relevantes a nível nacional e de perfis muito distintos, entre elas Albufeira, Alcochete, Baião, Braga, Cascais, Castelo Branco, Castro Daire, Coimbra, Fundão, Lisboa, Lousã, Maia, Palmela, Ponte de Lima, Sertã, Sesimbra e Vouzela.
O projeto engloba uma equipa de especialistas que avaliará o estado de maturidade das respetivas marcas territoriais através de uma matriz de critérios subdivididos por cinco eixos de atuação que vão desde a governação à identidade e perceção da marca.
A matriz foi desenvolvida por docentes e investigadores ao longo dos últimos dois anos e teve como base diversos casos de estudo nacionais e internacionais. O que se pretende é criar um referencial científico ao nível da gestão de marcas territoriais e apoiar os municípios na deteção de oportunidades de melhoria e recomendações de evolução para uma autêntica operação estratégica de branding e de marketing territorial.
Durante o próximo ano, está previsto um calendário de atividades complementares onde se incluem workshops, formações avançadas, debates e uma conferência nacional sobre a temática.
Comente este artigo