Home / Notícias / Moimenta da Beira volta a associar-se a um evento de Astronomia de importância global

Moimenta da Beira volta a associar-se a um evento de Astronomia de importância global

É um evento astronómico de dimensão mundial e, em Portugal, vai decorrer apenas em 14 locais. Moimenta da Beira é um deles. Os outros são Guimarães, Aveiro, Coimbra, Coruche, Espinho, Funchal, Ilha São Miguel, Monsaraz, São Gião, Sintra, Viana do Castelo, Faro e Vila Nova de Gaia.

“100 Horas de Astronomia” é o nome do evento, promovido pela União Astronómica Internacional (UAI/IAU), e “Não Há Só Estrelas no Céu” é o nome da atividade que vai ocorrer, em simultâneo, no próximo sábado, dia 1 de outubro, das 21h00 às 23h00, naqueles 14 locais. Em Moimenta da Beira a ação, organizada pelo Clube das Ciências do Agrupamento de Escolas, realizar-se-á no Parque da Alagoa, junto à pista de Skates. A participação no evento é livre e gratuita, e a sua realização estará dependente das condições meteorológicas dessa noite.

Durante a sessão de observação noturna com telescópios, será possível observar a Lua, os planetas Júpiter e Saturno, entre outros corpos celestes.

Na edição do ano passado, Portugal conquistou um dos 10 telescópios que estavam a prémio a nível mundial, tendo esse mesmo telescópio sido oferecido ao Agrupamento de Escolas Fernando Namora, da Amadora, durante a 7ª Concentração de Telescópios que decorreu este ano nos dias 28 e 29 de maio, em Moimenta da Beira, como prémio de um concurso nacional entre escolas com Clubes Ciência Viva.

 

Pode ver também

Regresso do mau tempo com queda de neve

Depois do calor “primaveril” associado às “poeiras” vindas do norte de África e atendendo às …

Comente este artigo