Home / Notícias / Moimenta da Beira volta a associar-se a um evento de Astronomia de importância global

Moimenta da Beira volta a associar-se a um evento de Astronomia de importância global

É um evento astronómico de dimensão mundial e, em Portugal, vai decorrer apenas em 14 locais. Moimenta da Beira é um deles. Os outros são Guimarães, Aveiro, Coimbra, Coruche, Espinho, Funchal, Ilha São Miguel, Monsaraz, São Gião, Sintra, Viana do Castelo, Faro e Vila Nova de Gaia.

“100 Horas de Astronomia” é o nome do evento, promovido pela União Astronómica Internacional (UAI/IAU), e “Não Há Só Estrelas no Céu” é o nome da atividade que vai ocorrer, em simultâneo, no próximo sábado, dia 1 de outubro, das 21h00 às 23h00, naqueles 14 locais. Em Moimenta da Beira a ação, organizada pelo Clube das Ciências do Agrupamento de Escolas, realizar-se-á no Parque da Alagoa, junto à pista de Skates. A participação no evento é livre e gratuita, e a sua realização estará dependente das condições meteorológicas dessa noite.

Durante a sessão de observação noturna com telescópios, será possível observar a Lua, os planetas Júpiter e Saturno, entre outros corpos celestes.

Na edição do ano passado, Portugal conquistou um dos 10 telescópios que estavam a prémio a nível mundial, tendo esse mesmo telescópio sido oferecido ao Agrupamento de Escolas Fernando Namora, da Amadora, durante a 7ª Concentração de Telescópios que decorreu este ano nos dias 28 e 29 de maio, em Moimenta da Beira, como prémio de um concurso nacional entre escolas com Clubes Ciência Viva.

 

Pode ver também

O município de Sátão iniciou recolha porta a porta de materiais para reciclagem

O município de Sátão iniciou a recolha porta a porta de materiais para reciclagem junto …

Comente este artigo