Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / Moimenta da Beira vai ter cursos superiores a partir do próximo ano letivo

Moimenta da Beira vai ter cursos superiores a partir do próximo ano letivo

O protocolo que estabelece a entrada em funcionamento de dois cursos CTeSP (Curso Técnico Superior Profissional), já a partir do próximo ano letivo, setembro de 2022, foi assinado hoje, 20 de maio, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, entre a Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego (ESTGL) e o Município de Moimenta da Beira, representados pelos respetivos presidentes, Miguel Ângelo Mota e Paulo Figueiredo.

Esta colaboração tem como principal objetivo alargar e aproximar o Ensino Superior à região, aumentando as oportunidades para quem queira prosseguir o seu percurso académico. Há 30 anos, uma tentativa nesse sentido quase chegou a concretizar-se, quando o então autarca Alexandre Gomes Cardia quis criar no concelho um pólo do Instituto Superior Douro Sul (ISDUL). O intento seria porém chumbado pelo Governo de Cavaco Silva. 

O protocolo garante períodos de formação prática a desenvolver em contexto de trabalho nas empresas locais, na forma de estágio.

“A assinatura deste protocolo envolveu um intenso trabalho de ambas as partes. Quero aqui elogiar o empenho e envolvimento do Presidente da Câmara de Moimenta da Beira, Dr. Paulo Figueiredo, e o apoio sem limites do Presidente do Instituto Politécnico de Viseu, Prof. José dos Santos Costa”, disse Miguel Mota.

“Estou certo de que o desenvolvimento do Ensino Superior em Moimenta da Beira será uma mais-valia e um valor acrescentado para o tecido empresarial do concelho e da região. Também os futuros licenciados, em quem apostamos muito, terão aqui oportunidades de uma enorme valorização profissional”, afirmou o Presidente da Câmara Municipal, Paulo Figueiredo.

“Informática Industrial” e “Assessoria e Comunicação Organizacional” são os dois cursos superiores que serão lecionados (em regime diurno e/ou pós-laboral) naquela que deverá ser a futura Escola Superior Externato Infante D. Henrique, a atual escola cor-de-rosa, antigo Externato, em Moimenta da Beira. As candidaturas poderão ser realizadas já durante o próximo mês de junho, sendo que a ESTGL abre portas ao acesso aos candidatos Maiores de 23 anos.

O Curso Técnico Superior Profissional em Informática Industrial visa formar técnicos que de forma autónoma ou integrados numa equipa, analisam, concebem, programam, administram e supervisionam sistemas informáticos e eletrónicos de automação industrial, aplicados aos setores industriais da região, recorrendo à integração dos sistemas informáticos com os sistemas de produção, tendo em conta a sua otimização. Depois de concluído, o curso dá acesso às licenciaturas de Engenharia Informática e Telecomunicações; Gestão e Informática da ESTGL.

O Curso Técnico Superior Profissional em Assessoria e Comunicação Organizacional pretende formar profissionais que deverão estar capacitados para intervir na área das organizações, sejam públicas ou privadas; contribuir para o desenvolvimento do apoio qualificado em assessoria, estando habilitados para agir e trabalhar com públicos diversificados nos mais variados contextos; qualificar profissionais que colaborem nos diversos departamentos das organizações, desenvolvendo de forma especializada as tarefas administrativas, comunicacionais e de gestão do trabalho e do tempo. Após a sua conclusão, o curso dá acesso às licenciaturas de Secretariado e Administração; Contabilidade e Auditoria da ESTGL.

 

Pode ver também

Câmara de Viseu pede adesão às Águas Douro e Paiva para abastecimento em alta

O presidente da Câmara de Viseu anunciou que já assinou o pedido de pré-candidatura para …

Comente este artigo