Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / Moimenta da Beira inaugura escultura de homenagem a Aquilino Ribeiro

Moimenta da Beira inaugura escultura de homenagem a Aquilino Ribeiro

Um conjunto escultórico, em tamanho real, de homenagem ao escritor Aquilino Ribeiro, de autoria de Daniel Castro Gamelas, vai ser inaugurado em Moimenta da Beira, no dia 26 de fevereiro, anunciou hoje a Câmara daquela vila.

Trata-se de “um conjunto escultórico notabilíssimo, composto por quatro peças, todas feitas em bronze e todas em tamanho real, de Aquilino Ribeiro rodeado por três lobos”, descreve, numa nota hoje divulgada, a Câmara Municipal de Moimenta da Beira (distrito de Viseu), que é a promotora da obra.

Segundo o executivo camarário, liderado pelo socialista Paulo Figueiredo, a obra “representa o período em que o escritor traduziu a resistência dos povos dos baldios num dos acervos literários mais afamados” de Aquilino Ribeiro – “Quando os Lobos Uivam”.

“É uma homenagem ao escritor, um dos maiores e mais prolíficos autores portugueses, de produção literária diversificadíssima que vai do romance ao conto, à novela, aos estudos etnográficos e históricos e também perpassa a biografia, a literatura infantil e o jornalismo polemizado”, sublinha.

O trabalho é assinado pelo escultor Daniel Castro Gamelas, que tem “trabalhos distinguidos em Nova York e obra apresentada em mostras individuais e coletivas em Portugal, em Espanha e nos Estados Unidos”.

“O conjunto escultórico permitirá um enquadramento de Aquilino Ribeiro com o espaço requalificado, integrando-o nas vivências culturais e sociais que ali forem desenvolvidas, bem como uma interação e uma proximidade muito direta com as pessoas”, defende a autarquia.

Neste sentido, o executivo considera que a localização deste conjunto escultórico “valoriza e simboliza a relação que o escritor e a sua obra sempre procuraram manter com o povo mais anónimo”.

“Estou certo de que este notável conjunto escultórico de homenagem a Aquilino Ribeiro, corporizando a imagem telúrica do Mestre, além de valorizar enormemente a renovada Praça do Tabolado, engrandecerá também, por consequência, todos os outros nobres espaços aquilinianos do nosso município”, afirma, citado na nota, o presidente da Câmara de Moimenta da Beira.

Paulo Figueiredo destaca espaços como a Biblioteca, a Fundação ou a Casa-Museu, em Soutosa, “no coração das Terras do Demo, o primeiro dos lugares sentimentais e literários do escritor, entre tantos outros sítios com a marca de Aquilino”.

A obra era um dos projetos do anterior autarca, o também socialista José Eduardo Ferreira, que terminou o terceiro mandato em setembro do ano passado.

“Quis muito prosseguir e concluir o projeto e o trabalho que nasceu e foi desenvolvido, no anterior mandato autárquico, pelo presidente José Eduardo Ferreira e pelo vice-presidente Francisco Cardia. Estou-lhes muito grato”, salienta Paulo Figueiredo.

A obra, “de grande envergadura e forte impacto”, até “pela própria estatura de Aquilino Ribeiro, que, segundo o bilhete de identidade” media um metro e 78, será inaugurada em 26 de fevereiro, no centro de Moimenta da Beira, na Praça do Tabolado, junto aos Paços do Concelho.

 

Pode ver também

Câmara de Sátão promove combate à Vespa das Galhas do Castanheiro

O município de Sátão realizou 6 largadas do parasitoide Torymus sinensis, para combate à Vespa …

Comente este artigo