Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / Mais de 140 veículos retratados num livro lançado pelo Museu do Caramulo
Fotografia Museu do Caramulo

Mais de 140 veículos retratados num livro lançado pelo Museu do Caramulo

Mais de 140 automóveis, motos e bicicletas são retratados num livro lançado pelo Museu do Caramulo, no concelho de Tondela, que resultou de um trabalho de quase dez anos, devido à sua dimensão e complexidade.

“Museu do Caramulo – Coleção de Automóveis, Motos e Bicicletas” é o título do livro, que tem quase 250 páginas e mais de 550 imagens, muitas delas inéditas.

O livro tem também capítulos sobre outras coleções e todo o universo motorizado do museu, que vai das provas e ralis aos eventos, das oficinas aos arquivos.

O presidente do Museu do Caramulo, Salvador Patrício Gouveia, disse à agência Lusa que esta obra era “uma inevitabilidade”, por um lado, porque a coleção de automóveis, motos e bicicletas “tem uma enorme popularidade” e, por outro, porque não havia um livro “que a mostrasse e catalogasse como merece e como o público vinha a pedir”.

“É um livro para quem gosta, globalmente, de peças bonitas e de boas histórias. Para quem gosta de automóveis ou motos, é uma obra absolutamente obrigatória”, frisou.

Com uma tiragem de 3.500 exemplares, a obra que agora chega ao público já atingiu as 1.500 unidades vendidas durante a campanha de pré-aquisição que o museu lançou ainda durante a fase de produção.

Salvador Patrício Gouveia contou à Lusa que, por serem muitos veículos, “foram precisos anos de investigação para construir a história de cada um e juntar as imagens necessárias que as acompanhassem para dar o contexto certo e mostrar porque são todos, à sua maneira, especiais”.

“Ao todo, temos imagens de quase 30 fotógrafos profissionais”, acrescentou.

O responsável disse que havia a perceção de que o público “queria ter acesso ao resto do universo motorizado do Museu do Caramulo, que vai para além da coleção e que não é visitável ou que não aparece todos os dias”.

Nesse âmbito, há capítulos extra, “que somaram muitas páginas ao livro” e incluem secções com fotografias da história do museu, da coleção de automobilia e de cartazes, de provas e rallies em vários pontos de mundo.

O livro incluiu também “registos das exposições temporárias feitas até hoje, da coleção de brinquedos antigos, da coleção de obras de arte contemporânea relacionada com a temática dos automóveis” e uma secção sobre a oficina do museu (que trabalha com as técnicas clássicas), entre outros temas.

 

Pode ver também

PJ deteve mulher suspeita de ter ateado incêndio numa casa em Tondela

A Polícia Judiciária (PJ) anunciou a detenção de uma mulher, de 47 anos, suspeita de …

Comente este artigo