Home / Notícias / Investimento da Águas da Região de Viseu feito no próximo quadro comunitário

Investimento da Águas da Região de Viseu feito no próximo quadro comunitário

O presidente da Câmara de Viseu, Almeida Henriques, admitiu hoje que o investimento a realizar no âmbito de uma empresa intermunicipal de captação e tratamento de água venha a ser “essencialmente feito no próximo quadro comunitário de apoio”.

Em julho do ano passado, os municípios de Viseu, Mangualde, Nelas, Sátão e Penalva do Castelo anunciaram a criação da empresa intermunicipal – que prevê um investimento de 45,7 milhões de euros até 2027 – mas, segundo Almeida Henriques, o processo está atrasado.

A Águas da Região de Viseu deveria entrar em funcionamento no primeiro trimestre deste ano, tendo como principal objetivo a construção de uma nova barragem em Fagilde, que assegure o abastecimento para consumo humano.

No final da reunião de Câmara de hoje, Almeida Henriques disse aos jornalistas que os municípios ainda estão “no processo de obter o parecer positivo da ERSAR [Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Resíduos]” e que têm estado a trabalhar para que “seja a APA [Agência Portuguesa do Ambiente] a acompanhar, do ponto de vista técnico, a construção da nova barragem” e o seu financiamento.

Almeida Henriques admitiu que ainda houve esperança de que o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) pudesse “trazer alguma abertura” para este investimento, mas, “infelizmente, naquilo que é o ciclo urbano da água, traz obras designadas e, pelos vistos, não tem abertura para outras”.

Primeiro, os municípios têm de receber o parecer positivo da ERSAR e depois o assunto tem de ser debatido nas respetivas Assembleias Municipais. Posteriormente, será feita a constituição da empresa e o processo enviado para o Tribunal de Contas.

“Dificilmente já conseguiremos financiar seja o que for neste quadro comunitário de apoio”, frisou.

Almeida Henriques lamentou ainda que, a região desperdiçou 16 milhões de euros de fundos comunitários no âmbito do Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos.

A Águas da Região de Viseu prevê um investimento total de 73,06 milhões de euros, com uma estimativa de 19,8 milhões de euros de financiamento a fundo perdido, sendo que a maior parte (45,7 milhões) será efetuado até 2027.

A empresa vai ser constituída com um capital social de 4,5 milhões de euros, dos quais quatro milhões são em espécie e 500 mil euros em numerário, com o município de Viseu a assumir 66,43%, seguido de Mangualde (14,24%), Nelas (9,81%), Sátão (6,58%) e Penalva do Castelo (2,94%).

Investimento da Águas da Região de Viseu feito no próximo quadro comunitárioA futura entidade vai assegurar 100% das necessidades de abastecimento em alta dos concelhos de Viseu, Mangualde e Nelas, sendo que nos casos de Penalva do Castelo e Sátão as percentagens rondam os 30 e 70%, respetivamente.

 

Pode ver também

Lamego: Homem morre após ataque com arma branca

Em Lamego, um homem de 42 anos morreu na sequência de um ataque com arma …

Comente este artigo

casibom jojobet jojobet jojobet Jojobet Güncel Jojobet giriş Jojobet kavbet kavbet matbet matbet artemisbet artemisbet artemisbet artemisbet Matbet Giriş Matbet Lunabet Giriş Lunabet casibom jojobet holiganbet casibom grandpashabet jojobet agb99 jojobet giriş jojobet Hacklinkhub - SMART BACKLINK PLATFORM @rootlevi