Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / Câmara de Viseu vai equipar juntas de freguesia com desfibriladore

Câmara de Viseu vai equipar juntas de freguesia com desfibriladore

A Câmara de Viseu apresentou o projeto “Viseu Protege”, esta é uma ferramenta que visa valorizar a segurança como fator determinante para a qualidade de vida e que assume a proteção e socorro como pilares fundamentais.

Algumas das medidas já começaram a ser implementadas, mas outras estarão no terreno a médio e a longo prazo, e que serão financiadas pelos fundos comunitários do próximo quadro de apoios.

O “Viseu Protege” tem três linhas de apoio, como a capacitação e consolidação da coordenação, controle e comunicação do patamar municipal de prevenção, preparação e resposta às emergências com a construção de um novo centro de Proteção Civil com a adaptação das salas já existentes, realçou o autarca de Viseu Almeida Henriques.

Outra das linhas do programa “Viseu Protege” passa por inscrever Viseu nas cidades resilientes da ONU, o autarca Almeida Henriques, explica as vantagens da medida.

O rótulo “Evento Seguro” visa garantir a segurança em iniciativas culturais, desportivas ou sociais promovidas em parceria com o município.

A Câmara de Viseu vai também criar uma rede interna de vigilância de proteção dos edifícios municipais, com a colocação de câmaras de vigilância. Nos edifícios escolares do concelho, realça o autarca Almeida Henriques, a medida além de prevenir assaltos aos estabelecimentos escolares vai também aumentar a segurança das crianças.

A Câmara de Viseu quer também equipar todas as Juntas de Freguesia com desfibriladores e um profissional com formação que saiba operar este tipo de equipamento, referiu Almeida Henriques.

O município de Viseu pretende criar Unidades Locais de Proteção Civil (ULPC) nas juntas de freguesia. Para já, estas unidades vão avançar nas Juntas de Freguesia de Viseu e de Côta, “mas o objetivo passa por alargar o projeto às restantes freguesias do concelho”.

Outra das linhas do “Viseu Protege” é um projeto de promoção de voluntariado, que envolve a Cruz Vermelha de Viseu e os Bombeiros Voluntários. A Câmara vai avançar com contratos-programa para apoiar as duas forças de voluntariado.

No âmbito deste programa municipal, no antigo quartel dos Bombeiros Sapadores de Viseu vai ser criado um novo centro de Proteção Civil. O programa inclui também a criação de um número de emergência municipal.

O “Viseu Protege” representa um investimento de mais de 10 milhões de euros. 

 

Pode ver também

Aguiar da Beira: Natal com o Comércio Local

Habilite-se ao sorteio de 20.000 Euros em prémios: Por cada compra efetuada nos estabelecimentos do …

Comente este artigo