Home / Notícias / Ferrovia: Início da obra no troço Santa Comba Dão – Mangualde

Ferrovia: Início da obra no troço Santa Comba Dão – Mangualde

A empreitada envolve a requalificação integral de um troço com cerca de 40 quilómetros, melhorando as condições de segurança e circulação. Com esta consignação a modernização da Linha da Beira Alta encontra-se integralmente em construção.

Foi consignada a empreitada de modernização do troço da Linha da Beira Alta entre Santa Comba Dão e Mangualde, um procedimento legal que marca o arranque dos trabalhos com um prazo de execução de 760 dias.

Com um investimento de 57,6 milhões de euros, esta obra é desenvolvida no âmbito do Programa de modernização da Rede Ferroviária Nacional – Ferrovia2020

A empreitada que agora tem início envolve a requalificação integral do troço com cerca de 40 quilómetros, entre as Estações Ferroviárias de Santa Comba Dão e Mangualde, dotando a via-férrea de maior capacidade operacional e melhores condições de segurança e circulação, beneficiando não só o transporte de mercadorias como também as viagens de comboio de passageiros nas ligações inter-regionais.

Os trabalhos englobam a substituição integral da superestrutura de via, com utilização de travessas monobloco polivalentes em betão, cujo perfil permite, de uma forma rápida e económica, a alteração da posição dos carris caso no futuro a Rede ferroviária em Espanha efetue a conversão de bitola. 

Nas estações de Santa Comba Dão, Oliveirinha e Nelas, será efetuada a alteração do layout – disposição das Linhas que servem a Estação Ferroviária – por forma a assegurar o cruzamento de comboios de 750 metros de comprimento. Esta alteração assegurará a otimização das condições de exploração e operação ferroviária ao dispor dos operadores de transporte de mercadorias, permitindo a circulação de um maior número de comboios e com maior capacidade de carga.

Está ainda prevista a supressão da Passagem de Nível de Moimenta Alcafache, com a construção do respetivo desnivelamento, melhorando as condições de segurança ferroviária e rodoviária no atravessamento sobre a via-férrea.

Modernização da Linha da Beira Alta está integralmente em construção

Com o início desta empreitada, a IP está atualmente a realizar obras de requalificação integral e modernização em cerca de 190 quilómetros da Linha da Beira Alta:

•    Pampilhosa – Santa Comba Dão (34 quilómetros) e Construção da Concordância da Mealhada: ligação com 3,2 quilómetros, entre a Linha do Norte e a Linha da Beira Alta | Valor de adjudicação 75M€;
•    Santa Comba Dão – Mangualde (45 quilómetros) | Valor de adjudicação 57,6 milhões de euros;
•    Mangualde – Celorico da Beira (35 quilómetros) | Valor de adjudicação 68 milhões de euros;
•    Celorico da Beira – Guarda (46 quilómetros) | Valor de adjudicação 54 milhões de euros;
•    Cerdeira – Vilar Formoso (25 quilómetros | Valor de adjudicação 43 milhões de euros.

Concluída foi já a empreitada entre a Guarda e Cerdeira, com 14 quilómetros, num investimento de 8,7 milhões de euros.

Este conjunto de intervenções reveste-se de elevada importância na requalificação do caminho-de-ferro em Portugal, integradas no Corredor Internacional Norte, e cuja concretização potenciará a dinamização do transporte ferroviário nas ligações inter-regionais e na ligação a Espanha.

A Linha da Beira Alta, principal ligação ferroviária à Europa, faz parte da rede “core” da Rede Transeuropeia de Transportes (RTE-T) e integra o Corredor Ferroviário de Mercadorias nº 4. 

No quadro do Plano de Investimentos Ferrovia 2020, a Ligação Porto/Aveiro – Vilar Formoso (através da Linha da Beira Alta) é definida como um projeto prioritário que visa reforçar a ligação do Norte e Centro de Portugal com a Europa, por caminho-de-ferro, de modo a viabilizar um transporte ferroviário de mercadorias eficiente, potenciando o aumento da competitividade da economia nacional.

A “Empreitada do Troço Santa Comba Dão – Mangualde” integra a Ação 2015-PT-TM-0395-M – Linha da Beira Alta (Pampilhosa-Vilar Formoso: Projeto e Obra, aprovada ao abrigo do Programa CEF (Mecanismo Interligar a Europa) com uma taxa de cofinanciamento de 85%.

 

Pode ver também

Lamego: Homem morre após ataque com arma branca

Em Lamego, um homem de 42 anos morreu na sequência de um ataque com arma …

Comente este artigo

King Güncel Giriş King Giriş King King King Güncel Giriş King Giriş King Betcio Giriş Betcio King güncel giriş King giriş King King king güncel giriş king giriş king Jojobet Güncel Giriş Jojobet Giriş Jojobet Jojobet Güncel Giriş Jojobet Giriş Jojobet Lunabet Giriş Lunabet grandpashabet grandpashabet meritbet Sorgu paneli meritbet meritbet meritbet grandpashabet betbigo agb99