Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / EUROPE DIRECT Viseu Dão Lafões Inaugura Exposição “Economia Europeia”

EUROPE DIRECT Viseu Dão Lafões Inaugura Exposição “Economia Europeia”

No âmbito da “EUROPE DIRECT WEEK”, o EUROPE DIRECT Viseu Dão Lafões promoveu, esta terça-feira, dia 23 de novembro, a Sessão de Abertura da Exposição “Economia Europeia ”.

Desenvolvida por estudantes da Licenciatura de Economia da Universidade de Aveiro, esta mostra, conduz os visitantes através de um roteiro onde marcam presença os grandes temas e desafios com que o projeto de construção europeu se depara. Entre outros apontamentos, merecem destaque a “Bazuca Europeia”, a “Neutralidade Carbónica” ou a “Transição Climática”. 

Com a “EUROPE DIRECT WEEK”, que teve início, ontem, dia 22 de novembro, e se prolonga até ao próximo dia 26, o EUROPE DIRECT Viseu Dão Lafões procura dinamizar, por todo o território de Viseu Dão Lafões e de Aveiro, um conjunto de atividades relacionadas com a União Europeia. 

Assim, esta semana europeia, cuja abertura fica marcada por um “Open Day”, que possibilitou a visita, por parte de cidadãos, ao Centro EUROPE DIRECT, será ainda pautada pela criação de um “Espaço Europa”, em cada uma das bibliotecas que constituem a Rede Intermunicipal de Bibliotecas Viseu Dão Lafões (RIBVDL). Espaços estes, que vão facilitar, aos cidadãos dos 14 municípios que constituem esta rede, o acesso, na sua biblioteca municipal, a conteúdos e material relativo a diversas temáticas de âmbito europeu. 

Já no site www.europedirect.cimvdl.pt , até ao dia 26 de novembro (sexta-feira), está disponível o “Espaço Aberto”, uma plataforma online onde os todos os cidadãos são convidados deixar o seu contributo para a Conferência sobre o Futuro da Europa.

Segundo o Presidente da CIM Viseu Dão Lafões, Fernando Ruas, “Esta exposição é extremamente importante, na medida em que há um desconhecimento muito grande, por parte dos cidadãos, do que é a União Europeia, esta exposição é uma forma muito eficaz de dar a conhecer aqueles que são os grandes temas da União Europeia.”

De acordo o Secretário Executivo da CIM Viseu Dão Lafões, Nuno Martinho, “Com a iniciativa “EUROPE DIRECT WEEK”, procuramos envolver e consciencializar a comunidade local relativamente aos grandes temas e instituições da União Europeia. Se num primeiro momento, através do Open Day, convidámos a população a conhecer este espaço dedicado à divulgação do projeto europeu, num segundo momento, promovemos a aproximação dos temas europeus ao nosso território, tanto em formato físico, através desta exposição e do “Espaço Europa”, como nas plataformas digitais, ao convidar os cidadãos a tomarem parte no debate sobre o futuro da Europa”.

Por último, a Professora de Economia Europeia da Universidade de Aveiro, Marta Dias, referiu que “A colaboração que se tem vindo a desenvolver entre a Universidade de Aveiro e o EUROPE DIRECT Viseu Dão Lafões tem sido muito positiva, tendo contribuído para a aproximação, não só, dos alunos universitários, mas também dos cidadãos, aos grandes temas europeus”.

 

Pode ver também

Covid-19: Tondela com três jogadores infetados além do treinador Pako Ayestarán

Três jogadores do Tondela testaram positivo ao vírus SARS-CoV-2, depois de ter sido anunciado pelo …

Comente este artigo