Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / CIM Viseu Dão Lafões desenvolve ações práticas de capacitação e credenciação em fogo controlado

CIM Viseu Dão Lafões desenvolve ações práticas de capacitação e credenciação em fogo controlado

A Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões, através da sua Unidade de Ambiente e Proteção Civil Intermunicipal, no âmbito do projeto europeu LIFE Landscape Fire Project, encontra-se desenvolver as sessões práticas de capacitação e credenciação de Técnicos de Fogo Controlado e de Operacionais de Queima.  

Estas sessões práticas que tiveram início nos dias 17 e 18 de novembro, junto da localidade de Ameixiosa, na União de Freguesias de Covas do Rio e S. Martinho das Moitas (concelho de São Pedro do Sul), visam dotar os agentes de proteção civil do território de ferramentas que lhes permitam realizar planos de fogo controlado e executar técnicas de ignição para queima prescrita, bem como a posterior avaliação dos impactes da queima. 

Estas ações de capacitação são dirigidas aos formandos do curso Técnico de Fogo Controlado (25 formandos – técnicos da CIM, técnicos dos municípios e elementos da UEPS (GNR)) estando também presentes alguns dos formandos do curso de Operacionais de Queima (16 formandos das corporações de Bombeiros Voluntários e Bombeiros Sapadores de Viseu e Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Paiva).

Recorde-se que o Fogo controlado é uma importante ferramenta da Silvicultura Preventiva, que consiste no uso do fogo sob condições, normas e procedimentos previamente definidos. Esta ferramenta permite, em comparação com as outras técnicas de gestão da vegetação, alcançar diversos objetivos: silvícolas, silvopastoris, cinegéticos e ecológicos. Surge com relevante importância para a prevenção de incêndios, diminuindo a área percorrida anualmente por estes com a manutenção de cargas de combustíveis florestais abaixo de níveis críticos.

De acordo com o Presidente da CIM Viseu Dão Lafões, Fernando Ruas, “Esta proposta de capacitação de técnicos de fogo controlado, assume grande importância no âmbito da proteção civil intermunicipal, pois permite dotar a região de recursos humanos e técnicos extremamente importantes para o reforço da nossa capacidade de prevenção e combate ao flagelo dos incêndios rurais.” 

“Com esta iniciativa, a CIM Viseu Dão Lafões dá mostras do seu empenho no reforço da resiliência do território”, concluiu o Presidente da CIM Viseu Dão Lafões. 

 

Pode ver também

Iluminação de Natal em Oliveira de Frades

Oliveira de Frades ganhou um brilho especial com a iluminação de Natal preparada pelos colaboradores …

Comente este artigo