Home / Notícias / Desporto / Este fim de semana, Viseu vai “acelerar” com os campeonatos da 10ª edição do Constálica Rallye

Este fim de semana, Viseu vai “acelerar” com os campeonatos da 10ª edição do Constálica Rallye

É já este fim de semana, dias 2 e 3 de setembro, que acontece a 10ª edição do Constálica Rallye Vouzela e Viseu.

São cerca de 70 os concorrentes inscritos que, ao longo destes dois dias, irão percorrer os territórios dos concelhos de Vouzela e Viseu, na luta por um lugar no pódio de cada uma das seis provas em competição – o Campeonato de Portugal GT de Ralis, o Campeonato Promo Ralis, o FPAK Júnior Team, o Campeonato Start Centro Ralis e o Campeonato Promo Centro Ralis.

Do ponto de vista desportivo, o Rallye acontece no sábado, dia 2, a partir das 15 horas, com a primeira etapa e três secções: Vouzela/Castelo (7,10 km), Penoita (8,60 km) e super-especial de Vouzela (3,40 km), com o parque de partida e chegada no Parque Urbano de Santiago.

Já no domingo, dia 3, a segunda etapa leva os participantes a percorrer as classificativas de Povolide (7,10 km) e Aeródromo (11 km), com o parque de partida também no Parque Urbano de Santiago e entrada em parque fechado e pódio final na Feira de São Mateus, pelas 15H40.

Para o Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Fernando Ruas, “o Constálica Rallye Vouzela e Viseu tem vindo a fazer um percurso notável a cada edição, ao conquistar terreno e notoriedade no panorama do desporto automóvel nacional”. “Considero este um marco extremamente importante para a promoção da nossa Região, ainda mais na véspera do ano em que Viseu se assume como “Cidade Europeia do Desporto”. A diversidade de modalidades e eventos que acolhemos e/ou promovemos é uma marca que nos distingue e uma aposta da qual não abrimos mão”, destaca o autarca.

Já na apresentação da 10ª edição do evento, a 8 de agosto, o Presidente da Câmara de Vouzela, Rui Ladeira, enaltecia este como “um evento de referência”, salientando que o “Constálica Rallye Vouzela e Viseu é hoje uma prova com maturidade, qualidade e reconhecimento na nossa região, só possível graças ao envolvimento de muitas entidades e de muitas boas vontades e, sobretudo, de muita abnegação e competência”.

Presentes na partida, dia 2, e na chegada à Feira de São Mateus, no dia 3, estarão presentes o Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Fernando Ruas, e o Vereador do Desporto, Pedro Ribeiro.

Com vista à realização desta prova desportiva, haverá necessidade de serem realizados cortes e condicionamentos ao trânsito automóvel, com o objetivo de garantir toda a logística e segurança de participantes e adeptos da modalidade.

Entre as 18 horas de amanhã, dia 1 de setembro, e as 20 horas do dia 3, domingo, a circulação estará interdita na Avenida Cidade de Salamanca, no troço entre a rotunda do Coval e a rotunda do bar “The Tea”.

Já no domingo, e uma vez que as provas se estendem à Freguesia de Povolide e à zona do Aeródromo, haverá igualmente a necessidade de serem interditas as estradas que acolhem as competições, nomeadamente entre as 9H30 e as 16H30. No caso de Povolide, a partida será na zona de Cadimas, seguindo pelo CM1359 (Povoação), pelo CM1341 (Balisque, Povidal, Guimarães e Ermida) e com chegada perto de Silvares. Já na prova do Aeródromo, a partida será na zona de Moure de Carvalhal, seguindo pela Rua/Estrada do Aeródromo até Silvares de Côta.

No terreno, a Polícia Municipal de Viseu fará o acompanhamento destas condicionantes na cidade, sendo que à GNR e PSP cabe o acompanhamento no restante território do concelho.

 

Pode ver também

Lamego acolhe workshop sobre segurança contra incêndios

Uma plateia atenta encheu por completo o auditório do Centro Multiusos de Lamego para assistir …

Comente este artigo