Home / Notícias / Escolas de Sátão estão na lista do Governo para a remoção da cobertura em amianto

Escolas de Sátão estão na lista do Governo para a remoção da cobertura em amianto

Foi divulgada a lista das escolas onde o amianto vai ser removido, ao abrigo de um programa que custará 60 milhões e será financiado por verbas comunitárias, inclui 578 estabelecimentos de ensino, segundo o Diário da República.

De acordo com o despacho conjunto do ministro da Educação e da ministra da Coesão Territorial, das 578 escolas, o programa prevê a remoção do amianto em 16 escolas do distrito de Viseu onde estão incluídos os dois estabelecimentos de ensino do concelho de Sátão – Escola secundária Frei Rosa Viterbo e Escola Básica de Ferreira de Aves.

Da lista agora anunciada pelo Governo constam os seguintes estabelecimentos de ensino público.

Escola Básica e Secundária Gomes Teixeira em Armamar;

Escola Básica de Carregal do Sal;

Escola Básica de Mões em Castro Daire;

No concelho de Cinfães, Escola Secundária Professor Doutor Flávio F. Pinto Resende;

Escola Secundária de Santa Comba Dão;

Em Sernancelhe são dois os estabelecimentos de ensino que constam da lista para a remoção da cobertura em amianto, Escola Básica Padre João Rodrigues e Jardim de Infância de Forca;

Escola Básica e Secundária Abel Botelho, no concelho de Tabuaço;

Em Tondela são três as escolas, Escola Básica de Campo de Besteiros, Escola Básica Professor Doutor Carlos Mota Pinto, Lajeosa do Dão, Escola Básica de Tondela;

No concelho de Viseu constam da lista a Escola Básica D. Duarte, Vil de Soito e Escola Básica n.º 3 de Mundão.

As escolas incluídas neste programa são da rede pública da educação pré-escolar, do ensino básico e do ensino secundário.

Este programa para erradicar o amianto nas escolas foi anunciado no início do mês, aproveitando o encerramento dos estabelecimentos de ensino devido à pandemia de Covid-19.

A utilização de fibras de amianto foi proibida no quadro normativo nacional em 2005 e, até agora, os investimentos na requalificação e modernização de escolas permitiram proceder gradualmente à remoção de parte deste material, que ainda não foi totalmente eliminado dos estabelecimentos de ensino.

No ciclo de investimentos 2014-2020, “foi dada prioridade à remoção de materiais com amianto na sua composição presentes em escolas, o que permitiu proceder à substituição de mais de 440 000 m² de coberturas constituídas por placas de fibrocimento em mais de 200 escolas públicas do 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário”, refere o despacho, que entrou em vigor esta terça-feira.

O documento lembra que o Programa de Estabilização Económica e Social, bem como no Programa Nacional de Reformas aprovado em abril de 2017, “preveem a remoção de todas as estruturas com amianto nas escolas públicas”.

Os custos financeiros destas intervenções para remover o amianto nas escolas serão totalmente suportados pelos Programas Operacionais Regionais.

 

Pode ver também

Lamego: Homem morre após ataque com arma branca

Em Lamego, um homem de 42 anos morreu na sequência de um ataque com arma …

Comente este artigo

Kralbet giriş Kralbet Zirvebet giriş Zirvebet Holiganbet Giriş Kralbet Giriş Kralbet Kralbet Giriş Kralbet Holiganbet grandpashabet restbet piabet perabet grandpasha grandpashabet grandpasha grandpashabet mariobet Zirvebet Giriş Zirvebet Zirvebet Giriş Zirvebet Kralbet Giriş Kralbet Kralbet Giriş Kralbet Holiganbet Giriş Holiganbet Kralbet Giriş Kralbet marsbahis jojobet güncel giriş jojobet betwoon giriş betwoon casibom giriş casibom grandpashabet giriş grandpashabet betwoon betwoon betwoon grandpashabet kingroyal Pusulabet Giriş Pusulabet Lunabet Giriş Lunabet Lunabet Giriş Lunabet Lunabet Giriş Lunabet lunabet giriş Lunabet Giriş Lunabet hacklinkhub betgaranti Lunabet Giriş Lunabet Lunabet Giriş Lunabet Süperbetin Superbetin Giriş Superbetin Matbet Giriş Matbet grandpashabet grandpashabet grandpashabet spinco spinco slot gacor