Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / Escola Alves Martins e Escola Superior de Educação integram refugiados ucranianos

Escola Alves Martins e Escola Superior de Educação integram refugiados ucranianos

Com a chegada de quase uma centena de refugiados ao concelho de Viseu, a rede solidária, Câmara Municipal de Viseu, Instituto Politécnico de Viseu, Associação Viriatos.14 e Associação dos Ucranianos de Viseu, tem redobrado esforços para continuar a realizar a entrega de ajuda humanitária à Ucrânia e a apoiar a quase uma centena de refugiados ucranianos que, até ao momento, já se registaram em Viseu.

Assim, dá-se nota, com particular agrado, de que a Escola Secundária Alves Martins, através do Centro Qualifica 2020, se associou a este esforço, disponibilizando recursos escolares e a solidariedade dos professores para a integração de perto de 30 adultos e 30 jovens em duas turmas de aprendizagem da língua portuguesa.

Além disso, mais informamos que o Instituto Politécnico de Viseu, através da Escola Superior de Educação, vai assegurar o ensino da língua portuguesa aos restantes refugiados ucranianos, logo que esteja assegurado o número de pessoas necessárias para a abertura de turmas.

Estes cursos serão, inicialmente, acompanhados em paralelo por docentes portugueses e tradutores ucranianos da Associação dos Ucranianos de Viseu, de forma a proporcionar uma maior e melhor facilidade de aprendizagem e comunicação.

Este é um trabalho em rede que se saúda e que só é possível graças ao esforço conjunto de todos os parceiros institucionais, razão pela qual se insta todos quantos pretendam colaborar de forma voluntária no processo de recolha e integração dos refugiados, sejam grupos informais, instituições sociais ou religiosas, organizações não governamentais ou privados, que previamente coordenem as iniciativas com a Divisão de Desenvolvimento Social da Câmara Municipal de Viseu.

É objetivo primordial desta rede garantir um acolhimento digno dos refugiados ucranianos, não deixando de proporcionar qualidade de vida a todos os que escolhem a Melhor Cidade para Viver, Viseu.

 

Pode ver também

Câmara de Sátão promove combate à Vespa das Galhas do Castanheiro

O município de Sátão realizou 6 largadas do parasitoide Torymus sinensis, para combate à Vespa …

Comente este artigo