Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / Duas escolas de Lamego vão ser requalificadas urgentemente  

Duas escolas de Lamego vão ser requalificadas urgentemente  

Duas escolas do concelho de Lamego vão ser requalificadas urgentemente no âmbito do acordo estabelecido entre o Governo e a Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) para a descentralização na área da educação, anunciou a autarquia.

O presidente da Câmara de Lamego, Francisco Lopes, avançou à agência Lusa ter a expectativa de que receberá cinco milhões de euros por escola – a Escola Básica e Secundária da Sé e a Escola Básica 2/3 de Lamego – com um financiamento “a 92,5%, nos mesmos moldes da obra de requalificação realizada na Escola Secundária Latino Coelho”.

“O nosso cronograma ideal seria executar os projetos até final de 2022 e lançar os concursos de empreitada no primeiro semestre de 2023, para início das obras nas férias e verão de 2023”, acrescentou.

Segundo o autarca, “tal implicaria o lançamento, pelo Governo, de aviso para candidatura aos fundos em outubro e aprovação de candidaturas até março de 2023”.

Os dois estabelecimentos de ensino estão classificados como urgentes no mapeamento que apresenta as escolas a intervencionar no país até 2030.

Francisco Lopes congratulou-se com o acordo alcançado entre os municípios e o Governo, que garante mais verbas para as autarquias avançarem com a requalificação e modernização do seu parque escolar.

“No programa eleitoral da minha candidatura, assumi como prioritárias a requalificação da Escola Básica e Secundária da Sé e da Escola Básica de Lamego, com o objetivo de colocá-las no mesmo patamar de excelência dos equipamentos escolares construídos e modernizados nos mandatos anteriores”, recordou.

No seu entender, o acordo final estabelecido entre o Governo e a ANMP é mais equilibrado do que as propostas anteriores, uma vez que garante mais financiamento para a manutenção de equipamentos e para as refeições escolares.

“Vamos, agora, voltar a fazer um grande esforço para continuar a apostar na formação e na qualificação das nossas crianças e dos nossos jovens, esperando que os montantes disponibilizados pelo Governo sejam adequados”, sublinhou.

 

Pode ver também

Águas do Norte investe 1,5 milhões de euros em água e saneamento em Cinfães

A Águas do Norte vai avançar com uma empreitada no valor de 1,5 milhões de …

Comente este artigo