Home / Notícias / Deputados do PSD denunciam investimento “de mínimos olímpicos” em Nelas

Deputados do PSD denunciam investimento “de mínimos olímpicos” em Nelas

Os deputados do PSD eleitos pelo Círculo Eleitoral de Viseu estiveram no concelho de Nelas, em contacto com a população e as instituições, no âmbito do “Dia do Eleitorado”. A visita teve como objetivo conhecer melhor as necessidades da população do território e colaborar com o poder local na procura de soluções para os projetos e os problemas identificados.

Os Paços do Concelho, a Escola Secundária de Nelas e o Centro de Saúde de Canas de Senhorim foram alguns dos locais visitados e onde foi possível comprovar, segundo Hugo Carvalho, “que os valores financeiros que o Governo Socialista tanto propaga não estão a chegar ao terreno. Já o tínhamos comprovado em Carregal do Sal, na semana passada, e agora aqui.”

Na Câmara Municipal de Nelas, recebidos pelo Presidente da autarquia, Joaquim Amaral, os deputados do PSD tiveram a oportunidade de conversar com o autarca e conhecer melhor a realidade do concelho e a dificuldade que esta e outras autarquias têm tido em lidar com “as más decisões centralistas deste Governo, cuja solução apontada pelos governantes aos nossos autarcas apenas tem sido uma: endividem-se mais”, refere o parlamentar laranja. “Vejamos um exemplo de como aconteceu o processo de transferência de competências na área da educação para as autarquias: faturas do gás e da eletricidade que foram estimadas pelo Governo por valores abaixo e que, entretanto, tiveram aumentos que têm estado a ser compensados aos municípios. A tesouraria das autarquias serve então para socorrer aquilo que é e que foi um mau planeamento e má orçamentação dos valores pelo Estado?”, acrescenta Hugo Carvalho.

Os deputados tiveram ainda a oportunidade de conhecer as instalações da Escola Secundária de Nelas, que aguarda obras de requalificação há vários anos e que Hugo Carvalho remete para “um défice escondido pela falta de investimento público que o Governo protagonizou e que agora desresponsabilizou para as autarquias”. “António Costa afirma-se como um defensor da escola pública, mas, ao deixar que, por falta de investimento, as condições de funcionamento das mesmas se degradem, provoca nas famílias um sentimento de tristeza sobre a capacidade de resposta e a qualidade do serviço público.”

Durante o dia, os deputados conheceram também o Centro de Estudos Vitivinícolas do Dão e o Centro de Saúde de Canas de Senhorim. “Nelas é também uma região que perdeu Fundos Comunitários no 2030 e que teve de esperar, vejam só, pelo PRR para ver os mínimos olímpicos do Estado Central. Exemplo é este Centro de Estudos Vitivinícolas que está desde 2001 a tentar comprar um trator para tratar da plantação e do estudo de centenas de castas.”

Em Canas de Senhorim, à conversa com os responsáveis do Centro de Saúde da localidade, a mensagem transmitida aos deputados foi a de que a Unidade ainda não consegue compensar o esforço dos seus profissionais clínicos porque não lhe é concedido pelo Estado o estatuto de Unidade de Saúde modelo B.

 

Pode ver também

Câmara de Lamego distingue Núcleo da Liga dos Combatentes com Medalha de Ouro

A Câmara Municipal de Lamego vai atribuir a  Medalha de Ouro da Cidade ao Núcleo de Lamego …

Comente este artigo