Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / “Dança dos Cus” é tradição em Cabanas de Viriato

“Dança dos Cus” é tradição em Cabanas de Viriato

Em Cabanas de Viriato, Carregal do Sal, cumpre-se a tradição da dança dos cus, todos os anos, em que os participantes desfilam vestidos mas prontos para o choque com os rabos.

O que diferencia o Carnaval de Cabanas de Viriato de muitos outros, principalmente dos de maior projecção no país, é não cair na tentação de fazer um cortejo inspirado na tradição brasileira, mantendo uma tradição secular e inigualável. Esta tradição remonta ao século XIX, quando os actores de um grupo de teatro, após um espectáculo no Teatro dos Bombeiros, entusiasmados com êxito obtido, saíram à rua e percorreram a vila ao som de uma valsa, em contradança, daquele espectáculo.

Surgiu assim a famosa “dança grande”, depois baptizada “dança dos cus”, em que os pares, divididos em duas filas, ao terceiro compasso da música, viram-se para o centro e chocam os traseiros.

A Associação de Carnaval de Cabanas de Viriato volta a organizar o Carnaval de Cabanas de Viriato de 22 a 25 de fevereiro.

É um Carnaval secular e com uma tradição inigualável e que tem mais de 100 anos. A sua forma tão “desorganizada”, espontânea e natural, trás muitos turistas à terra. Ao som da valsa da Filarmónica, com cabeçudos à mistura, a tradicional dança dos Cus vai ganhando vida.

 

Pode ver também

Covid-19: concelho de Nelas com 19 casos ativos

O concelho de Nelas registou nas últimas 24 horas, dois novos casos que testaram positivo …

Comente este artigo