Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / Covid-19: Distrito de Viseu – Taxa de incidência de contágio por concelho

Covid-19: Distrito de Viseu – Taxa de incidência de contágio por concelho

O Conselho de Ministros esteve reunido esta quinta-feira para atualizar as medidas relativas à pandemia de Covid-19 e anunciou que aumentou para 90 o número de concelhos em risco elevado ou muito elevado. Nestes concelhos, é obrigatória a apresentação de teste negativo ou certificado para entrar em restaurantes e vigora o recolher obrigatório a partir das 23h00.

Numa altura em que o número de novos casos continua a aumentar e em que a variante Delta – mais transmissível – já é dominante em Portugal, a ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, salientou que o número de testes realizados cresceu 28% em relação à semana passada e garantiu que o SNS não está em risco.

“Do ponto de vista de internamentos e de cuidados intensivos, crescem sempre menos do que o número de casos e a situação encontra-se controlada do ponto de vista da resposta do SNS”, vincou. A governante acrescentou ainda que não é sabido quando será alcançado o pico de contágios desta vaga, mas esse pico deverá ser alcançado nos próximos dias.

Mariana Vieira da Silva destacou o ritmo de vacinação “muitíssimo elevado” e garantiu que “todos os esforços têm sido utilizados para que país faça utilização plena das vacinas que recebe”.

Também foi anunciado que o Governo aprovou um decreto-lei que permitirá a venda de autotestes para a Covid-19 nos supermercados.

Há 30 concelhos em situação de alerta, com a ministra a dar destaque à entrada de concelhos da região Norte nesta situação. Estes concelhos apresentam pela primeira vez uma taxa de incidência superior a 120 casos por 100 mil habitantes (ou 240 casos por 100 mil habitantes, em concelhos com uma maior densidade populacional).

Há um total de 90 concelhos em risco elevado ou muito elevado – 43 em risco elevado e 47 em risco muito elevado.

Em risco elevado, o país passa de 27 para 43 concelhos – estes municípios apresentam pela segunda semana consecutiva uma taxa de incidência superior a 120 casos por 100 mil habitantes (ou 240 casos).

Mariana Vieira da Silva salienta que “esta situação de risco está espalhada por todo o país”.

Nestes 43 concelhos, o teletrabalho é obrigatório, sempre que for possível; a restauração fecha às 22h30 (no interior, são permitidas seis pessoas por grupo e, nas esplanadas, dez pessoas), e os espetáculos culturais adotam também esse limite horário; o comércio a retalho fecha às 21h00; e existe limitação de circulação na via pública a partir das 23h00.

Incidência de Covid-19 por concelho no distrito de Viseu

Viseu – 388

Carregal do Sal – 279

Cinfães – 178

Tondela – 152

Mangualde – 140

Vouzela – 125

Castro Daire – 116

São Pedro do Sul – 104

Tarouca – 90

Santa Comba Dão – 86

São João da Pesqueira – 85

Oliveira de Frades – 80

Penedono – 78

Nelas – 77

Sátão – 77

Penalva do Castelo – 70

Moimenta da Beira – 62

Sernancelhe – 56

Lamego – 44

Vila Nova de Paiva – 43

Armamar – 35

Tabuaço – 17

 

Pode ver também

Praia fluvial do Trabulo, em Sátão, a concurso para a “Praia Fluvial do Ano”

Está a decorrer até dia 30 de dezembro de 2021, a votação para a conquista …

Comente este artigo