Home / Notícias / Cortejo das Cavalhadas de Vildemoinhos sai à rua dia de São João
Fotografia de arquivo

Cortejo das Cavalhadas de Vildemoinhos sai à rua dia de São João

Todos os anos, no mês de santos populares e dia de São João, a 24 de junho, a população de Vildemoinhos deixa para trás a aldeia e ruma em direção à cidade, num desfile de animação e carros alegóricos que atrai milhares de viseenses e visitantes.

As “Cavalhadas de Vildemoinhos”, volta agora a rua, ao fim de ter sido cancelada nos últimos dois anos devido à pandemia. É uma tradição que conta com os mais tradicionais, aos mais artísticos carros alegóricos, a cor,  as quadras, os manjericos e a famosa broa que acompanham o cortejo das Cavalhadas de Vildemoinhos pelas principais ruas da cidade de Viseu.

Organizar o cortejo das Cavalhadas de Vildemoinhos não é uma tarefa fácil, tanto a nível de trabalho como financeiro.

Ramiro Figueiredo da organização em declarações à Alive Fm, diz que a edição das Cavalhadas de Vildemoinhos deste ano, vai ter qualidade, apesar de as autoridades de saúde só terem consentido a realização do evento em abril.

Os temas dos carros alegóricos estão bem guardados, refere Ramiro Figueiredo, mas a edição deste ano das Cavalhadas de Vildemoinhos promete muita animação e imaginação para a decoração dos cerca de 20 dezenas de carros alegóricos.

Este ano a organização introduziu um novo formato para servir a tradicional e sempre presente sardinha assada, refere Ramiro Figueiredo, com o objetivo acabar com as enormes filas de espera e que pode ser apreciada entre o dia 16 e 28 de junho.

As Cavalhadas de Vildemoinhos são parte da história da povoação e do concelho de Viseu, a tradição é uma festividade simbólica, um ritual anual de agradecimento a São João, o santo milagroso que acudiu às preces de moleiros e aldeões em épocas de desespero.

 

Pode ver também

Daniel Fonseca foi segundo na prova “Castelo em Chamas”

Integrada nas comemorações do 50.º aniversário da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Aljezur (Algarve), …

Comente este artigo