Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / Confirmados casos de gripe A e meningite em escola de Castro Daire

Confirmados casos de gripe A e meningite em escola de Castro Daire

Os diagnósticos feitos a duas crianças que frequentam a Escola Básica do 1º Ciclo de Alva, no concelho de Castro Daire, deram positivos de infeção meningocócica estando ainda um diagnóstico pendente. Duas destas crianças apresentam ainda diagnóstico de “gripe A”.

Em comunicado, a Administração Regional de Saúde do Centro, refere que “no que respeita à infeção meningocócica, é provocada pela bactéria Neisseria meningitidis ou meningococo”.

“Para esta infeção está preconizada a quimioprofilaxia de pessoas contactantes próximas do doente quer seja no local de trabalho, família ou comunidade. A definição de contacto próximo deriva do modo de transmissão, por gotículas de saliva ou fluídos nasais que não se transmitem a mais de 2m. O modo indireto de transmissão, a partir de superfícies contaminadas ou de objetos que se levam à boca, é considerado insignificante”.

A delegada de saúde de Castro Daire, acompanhou a situação em permanência em articulação com o delegado de saúde coordenador, com o Departamento de Saúde Pública da Administração Regional de Saúde do Centro e com o CHTV, tendo reunido com os responsáveis e profissionais do Agrupamento Escolar e da escola e encarregados de educação para prestar esclarecimentos e transmitir recomendações, na salvaguarda da Saúde Pública.

Administração Regional de Saúde do Centro, diz ainda que foram feitas mais de cem quimioprofilaxias aos alunos e profissionais da escola e do hospital, à família e a outros contactantes da comunidade.

 

Pode ver também

Ordem dos Psicólogos Portugueses distingue Viseu como Comunidade Pró-Envelhecimento

O programa municipal Atividade Sénior conta com 2700 participantes, um investimento de 150 mil euros, …

Comente este artigo