Home / Notícias / Comissário Europeu do Ambiente assistiu a ação de fogo controlado em Viseu Dão Lafões

Comissário Europeu do Ambiente assistiu a ação de fogo controlado em Viseu Dão Lafões

Ação insere-se no projeto europeu LIFE Landscape Fire, que visa promover medidas de gestão de fogo eficazes na paisagem rural.

O Comissário Europeu do Ambiente, Oceanos e Pescas realizou ontem uma visita ao território de Viseu Dão Lafões, no âmbito do projeto europeu LIFE Landscape Fire. Virginius Sinkevičius assistiu, in loco, a um fogo controlado, numa ação inserida no Curso de Operacional de Queima.

O fogo controlado aconteceu junto ao Lago da Garça, na Aldeia da Coelheira, pertencente ao município de São Pedro do Sul.

Recorde-se que a Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões, através da sua Unidade de Proteção Civil Intermunicipal, tem vindo a promover a capacitação e credenciação de Técnicos de Fogo Controlado e de Operacionais de Queima. O objetivo é dotar os agentes de proteção civil do território de ferramentas que lhes permitam realizar planos de fogo controlado e executar técnicas de ignição para queima prescrita, bem como a posterior avaliação dos impactes da queima.

Estas ações são dirigidas a técnicos e operacionais provenientes de diversas estruturas do território da CIM Viseu Dão Lafões, nomeadamente Gabinetes Técnicos Florestais, Serviços Municipais de Proteção Civil, Bombeiros Sapadores Municipais, Bombeiros Voluntários, Sapadores Florestais, Organizações de Produtores Florestais e da Unidade de Emergência de Proteção e Socorro da GNR.

O fogo controlado consiste no uso planeado do fogo em condições ambientalmente favoráveis, tendo um papel fundamental na gestão dos combustíveis, na redução do risco de incêndio rural, na renovação das pastagens, na fertilização dos solos e no controlo de espécies invasoras, constituindo uma ferramenta muito eficiente de combate a incêndios rurais.

Lançado em 2019, o LIFE Landscape Fire visa promover medidas de gestão de fogo eficazes na paisagem rural, a fim de proteger a biodiversidade e os ecossistemas. Além de formação teórica, o programa prevê simulações práticas de combate a incêndios no terreno. Foi o único projeto português a ser aprovado pelo Programa Europeu LIFE, em Bruxelas, e é liderado pela CIM Viseu Dão Lafões desde o seu início.

De acordo com o Presidente da CIM Viseu Dão Lafões, Fernando Ruas, “a visita do senhor Comissário Europeu reveste-se de grande significado para o território de Viseu Dão Lafões, sendo um reconhecimento da importância do projeto LIFE Landscape Fire. Estas ações permitem que a região fique mais bem preparada para prevenir e combater o flagelo dos incêndios rurais”.

Para Virginius Sinkevičius, Comissário Europeu do Ambiente, Oceanos e Pescas, “a Europa não é apenas Lisboa ou Porto. Nesse sentido, é gratificante ver os projetos LIFE a contribuírem para o desenvolvimento das Regiões, ainda que mais distantes. Foi muito bom assistir a este projeto LIFE a ser implementado numa colaboração entre a CIM, os bombeiros, as universidades e a sociedade civil”.

“Esta iniciativa resume o sonho europeu”, concluiu o Comissário.

 

Pode ver também

CIM Viseu Dão Lafões lidera projeto europeu de combate aos resíduos urbanos com visita à região neerlandesa de Almere

A Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões participou, nos últimos dois dias, numa visita de estudo aos …

Comente este artigo