A Linha da Beira Alta será encerrada à circulação ferroviária, no troço Pampilhosa-Guarda, a partir do dia 19 de abril, inclusive, e por um período estimado de nove meses, no cumprimento do estabelecido do seu plano de modernização, informa a Infraestruturas de Portugal em comunicado.
Segundo a empresa, “esta medida torna-se imprescindível face às características técnicas dos trabalhos a realizar em diversos locais ao longo do troço que, pela sua elevada complexidade, seria impraticável executar mantendo a circulação ferroviária mesmo que de forma condicionada”.
A interdição vai garantir a segurança dos trabalhadores em obra e permite que as empreitadas decorram com maior eficiência, com importantes ganhos no encurtamento dos prazos de execução, poupanças ao nível dos encargos e forte mitigação dos transtornos provocados.
No início de 2023, segundo a IP, os utilizadores passarão a dispor de um serviço de transporte ferroviário de maior qualidade, conforto, segurança e ambientalmente sustentável. Neste âmbito, a Infraestruturas de Portugal (IP) tem vindo a trabalhar em estreita colaboração com os operadores ferroviários, autarquias e diversas entidades locais interessadas.
“Por forma a minimizar os impactos negativos decorrentes deste constrangimento, e durante todo o período de interrupção do serviço ferroviário, serão disponibilizados, aos clientes da CP, transportes rodoviários alternativos que em breve serão detalhados publicamente, realça o comunicado do IP.
Maior mobilidade, segurança e sustentabilidade ambiental
A modernização integral da Linha da Beira Alta, integrada no Corredor Internacional Norte, reveste-se de elevada importância na requalificação da Rede Ferroviária Nacional, disponibilizando às empresas e passageiros um transporte ferroviário mais eficiente nas ligações ferroviárias inter-regionais, bem como na ligação a Espanha e restante Europa, com:
- A melhoria das condições de mobilidade e acesso dos passageiros, através da remodelação das diversas Estações e Apeadeiros, incluindo o alteamento, alargamento e o prolongamento de plataformas;
- A redução de tempos de percurso;
- O reforço da segurança;
- A Infraestrutura ferroviária dotada com os mais modernos equipamentos de controlo, sinalização e telecomunicações;
- A requalificação e Supressão de todas as Passagens de Nível;
- O aumento da capacidade (aumento em cerca de 20% do número de comboios a circular por ano e para mais do dobro da capacidade em número de toneladas/ano);
- Ambientalmente mais sustentável (uma redução de emissões de mais de 120 milhões de tonCO2eq até 2046).
Atualmente estão em execução no terreno trabalhos de requalificação integral e modernização em cerca de 190 quilómetros da Linha da Beira Alta, divididos pelas seguintes empreitadas:
- Pampilhosa – Santa Comba Dão (34 quilómetros) e Construção da Concordância da Mealhada: ligação com 3,2 quilómetros, entre a Linha do Norte e a Linha da Beira Alta | Valor de adjudicação 75M€;
- Santa Comba Dão – Mangualde (45 quilómetros) | Valor de adjudicação 57,6 milhões de euros;
- Mangualde – Celorico da Beira (35 quilómetros) | Valor de adjudicação 68 milhões de euros;
- Celorico da Beira – Guarda (46 quilómetros) | Valor de adjudicação 54 milhões de euros;
- Cerdeira – Vilar Formoso (25 quilómetros | Valor de adjudicação 43 milhões de euros;
Concluída foi já a empreitada entre a Guarda e Cerdeira, com 14 quilómetros, com um investimento de 8,7 milhões de euros. A estes montantes somam-se os valores relativos a projetos, fiscalização, sinalização, materiais, entre outros, prevendo-se um investimento global na ordem dos 500 milhões de euros.
A Ação 2015-PT-TM-0395-M – Linha da Beira Alta (Pampilhosa-Vilar Formoso: Projeto e Obra, foi aprovada ao abrigo do Programa CEF (Mecanismo Interligar a Europa) com uma taxa de cofinanciamento de 85%.
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