Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / Cinfães duplica apoio financeiro aos produtores de raça arouquesa

Cinfães duplica apoio financeiro aos produtores de raça arouquesa

O apoio dado pela Câmara de Cinfães aos produtores de gado de raça arouquesa vai ser duplicado, para além de outros apoios já aprovados pela autarquia para ajudar as famílias, disse hoje o presidente do Município.

“Já estamos a ajudar, mas vamos reforçar o apoio aos nossos agricultores, sobretudo aos produtores de ovinos e caprinos e aos produtores da nossa raça autóctone, a raça arouquesa”, anunciou Armando Mourisco à agência Lusa.

O autarca socialista adiantou que entre os apoios concedidos aos agricultores está o “aumento em 100% do apoio por cada animal que têm, nomeadamente da raça arouquesa”.

“Por cada animal que os nossos produtores têm e por cada um que nasça em cada ano estamos a dar um apoio de 50 euros que vai passar para 100 euros”, especificou o presidente da Câmara de Cinfães, a norte do distrito de Viseu.

O autarca explicou que o município “não vai permitir que falte alguma coisa às famílias, sobretudo às que menos têm, fruto da inflação e do aumento das taxas de juro”.

“Temos um fundo de emergência social que irá ser reforçado para ajudar, por exemplo, de forma esporádica, para os géneros alimentares, para pagamento de luz ou água, para as famílias que estejam a passar mais dificuldade”, admitiu.

Armando Mourisco defendeu que “o apoio às crianças nas escolas também não pode faltar” e, por isso, disse que o executivo está a “ponderar atribuir um vale de compras por cada aluno das escolas” do concelho.

“Isto será feito mediante os escalões que cada aluno tem para que possamos apoiar em géneros alimentares e produtos de higiene e limpeza, para que não faltem estes bens essenciais nas casas dos nossos alunos”, admitiu.

Ainda na área da educação, o município está a “estudar o processo para aumentar em cerca de 50% o apoio nas bolsas de estudo dos alunos do ensino superior, tanto para os que já frequentam como os que entram de novo”.

“Todos os alunos do concelho têm apoio diferenciado, tendo em conta os rendimentos, mas, com a crise instalada, apesar de onerar um bocadinho o nosso orçamento, vamos fazer este aumento”, reconheceu.

Isto com o objetivo de “tentar evitar que algum jovem possa desistir por limitações financeiras”.

“Também já atribuímos mais verbas por aluno às nossas escolas, mais verbas por kit escolar, aumentamos também a comparticipação do município nas visitas de estudo”, acrescentou o autarca.

Outra das medidas que o presidente já colocou em prática, foi a retenção no IRS de 03% e não de 05%, uma vez que os municípios têm direito a uma variável até aos 05% e, este ano, Cinfães “permitiu que 02% ficasse no bolso dos contribuintes” do concelho.

“São mais de 100 mil euros que o município deixou de receber, mas que dá um maior conforto às famílias e torna também o território mais atrativo a juntar ao conjunto de medidas de apoio e aos bons recintos desportivos e programação cultural existentes em Cinfães”, destacou.

 

Pode ver também

José Rodrigues é o novo treinador do Ferreira de Aves – Razões e Objetivos

Depois da saída de Ricardo Duarte (Mangualde), do comando técnico do C.R. Ferreira de Aves, …

Comente este artigo