Home / Notícias / CIM Viseu Dão Lafões lidera projeto europeu de combate aos resíduos urbanos com visita à região neerlandesa de Almere

CIM Viseu Dão Lafões lidera projeto europeu de combate aos resíduos urbanos com visita à região neerlandesa de Almere

Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões participou, nos últimos dois dias, numa visita de estudo aos Países Baixos, no âmbito do StopWaste, um projeto europeu de combate aos resíduos urbanos que é liderado por esta CIM. A delegação teve a oportunidade de conhecer de perto as medidas adotadas pelo município de Almere na promoção da sustentabilidade ambiental.

Na manhã do primeiro dia, 10 de abril, os participantes ficaram a conhecer a agenda para a sustentabilidade de Almere, bem como a sua estratégia de prevenção e o sistema de análise de fluxos de resíduos urbanos. Durante a tarde, a comitiva visitou dois exemplos de boas práticas no setor, que adotam abordagens distintas: um centro de reciclagem e um centro de reutilização de materiais, ambos em Almere.

O segundo dia foi dedicado a visitas a uma unidade de reciclagem de plástico, em Roterdão, e uma fábrica de plástico “verde”, em Arnhem.

A delegação da CIM Viseu Dão Lafões foi composta pelo Secretário ExecutivoNuno Martinho, pelo Presidente do Município de Castro DairePaulo Almeida, pelo Presidente do Município de São Pedro do SulVítor Figueiredo, pelo Presidente da Associação de Municípios da Região do Planalto Beirão (AMRPB), Leonel Gouveia, pelo Secretário Executivo da AMRPBJosé Portela, e pelo Presidente do Instituto Politécnico de ViseuJosé Costa. Integraram ainda a comitiva dirigentes dos restantes parceiros do projeto, provenientes dos Países Baixos, Lituânia e Roménia.

Nuno Martinho faz um balanço muito positivo da visita: “Como é do domínio público, a CIM está fortemente empenhada na promoção das questões da sustentabilidade e da economia circular no seu território. Assim, todos os projetos que, a exemplo do StopWaste, promovem a troca de experiências e a partilha de boas práticas entre diversas regiões e realidades europeias, do nosso ponto de vista, são momentos valiosos de aprendizagem e que queremos continuar a desenvolver e a aprofundar”.

O Secretário Executivo da CIM acrescenta: “É de realçar, ainda, o envolvimento e o trabalho conjunto nesta iniciativa com a Associação de Municípios da Região do Planalto Beirão e com o Instituto Politécnico de Viseu, com quem temos vindo a desenvolver várias iniciativas, em diferentes domínios temáticos”.
 
StopWaste – prevenir a produção de resíduos

Liderado pela CIM Viseu Dão Lafões, o StopWaste é um dos 72 projetos, entre mais de 300 candidaturas apresentadas em toda a União Europeia (EU), que foram aprovados pelo programa europeu “Interreg Europe 2021-2027”. O prazo de duração do projeto é de 36 meses, até fevereiro de 2026.

O StopWaste tem como objetivo estimular a troca de experiências inter-regionais e a aprendizagem mútua na prevenção da geração de resíduos. O projeto assenta na evidência de que o lixo é um dos maiores problemas ambientais, sociais e económicos da Europa. Na União Europeia, mais de 3 mil milhões de toneladas de lixo são descartadas a cada ano e mais de 90% dos recursos utilizados tornam-se lixo após o primeiro uso.

A primeira fase do projeto, que decorre, consiste na partilha de boas práticas na prevenção de resíduos urbanos, a que se seguirá a implementação de projetos-piloto em cada território. Posteriormente, haverá uma fase de acompanhamento, dedicada à evolução e avaliação dos resultados alcançados.

A designação completa do projeto é “StopWaste – Enhancing the efficiency of policy instruments for accelerating waste generation prevention”. Em português, numa tradução livre, significa “Parar o Desperdício – Melhorar a eficiência dos instrumentos políticos para acelerar a prevenção da produção de resíduos”.

Integram o projeto a CIM Viseu Dão Lafões e a CEDES – Centro de Estudos para o Desenvolvimento Sustentável, em Portugal, o Município de Almere, nos Países Baixos, a JSC – Alytus Region Waste Management Center, na Lituânia, e a Bucharest-Ilfov Regional Development Agency, na Roménia.

O Interreg Europe é um programa de cooperação inter-regional, cofinanciado pela União Europeia, que pretende reduzir as disparidades nos níveis de desenvolvimento, crescimento e qualidade de vida das regiões da Europa.
 
Município de Almere

Com mais de 200 mil habitantes, o município de Almere é o sétimo maior dos Países Baixos, sendo uma referência mundial no contexto da economia circular. Tendo sido projetado e construído nos anos 70 de século passado, foi pensado com a preocupação da sustentabilidade ambiental e salvaguarda dos recursos naturais.

 

Pode ver também

Viseu, Mangualde, Sátão, Santa Comba Dão e Aguiar da Beira – Cinco detidos por tráfico de estupefacientes

O Comando Territorial de Viseu, através do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Mangualde, ontem, …

Comente este artigo