Home / Notícias / 8ª Concentração de Telescópios em Moimenta da Beira, um evento internacional

8ª Concentração de Telescópios em Moimenta da Beira, um evento internacional

Falta apenas um mês para a maior concentração de telescópios do país. A 8ª edição regressa a Moimenta da Beira nos dias 10, 11 e 12 de maio, e será a versão mais alargada de sempre, passando de dois para três dias.

Mas as novidades não ficam por aqui! Este ano, o evento internacionalizou-se já que se vai realizar em simultâneo com a “III Reunión Europea de Telescopios Astronómicos”, promovida pela Associação Astronómica de Ara de Los Olmos, de Espanha.

“Será um enorme prazer partilharmos esta experiência astronómica juntos, desejando que seja um grande e salutar intercâmbio ibérico”, afirma Paulo Sanches, organizador e a alma do evento que criou em 2009, no âmbito do Clube das Ciências da Escola Básica e Secundária de Moimenta da Beira.

Ao longo dos três dias, a Concentração de Telescópios vai incluir documentários, palestras sobre várias temáticas do universo, intercâmbio ibérico, observações solares e noturnas do espaço celeste abertas à comunidade, momentos musicais e uma visita cultural.

Os interessados devem efetuar a sua inscrição até dia 3 de maio. Até ao momento estão inscritos perto de uma centena de telescópios e mais de 180 participantes.

A iniciativa conta com o apoio do Município de Moimenta da Beira, das Juntas de Freguesia de Moimenta da Beira e Cabaços, Comissão do São Torcato, Associação de Pais do Agrupamento de Escolas, entre outras entidades e empresas.

 

Pode ver também

Viseu, Mangualde, Sátão, Santa Comba Dão e Aguiar da Beira – Cinco detidos por tráfico de estupefacientes

O Comando Territorial de Viseu, através do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Mangualde, ontem, …

Comente este artigo