Home / Notícias / Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes de Viseu inaugurado esta quinta-feira

Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes de Viseu inaugurado esta quinta-feira

Na tarde desta quinta-feira, 12 de outubro, foi inaugurado em Viseu, na Rua João Mendes (Rua das Bocas), n° 51, 2º andar, o Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes de Viseu, o momento contou com a presença da Secretária de Estado da Igualdade e Migrações, Isabel Almeida Rodrigues e Fernando Ruas, Presidente do Município. (Antes da inauguração das instalações foi assinado um Protocolo de Cooperação entre a Câmara Municipal de Viseu e o Alto Comissariado para as Migrações).

A criação deste Centro em Viseu espelha o diagnóstico realizado no âmbito do Plano Municipal para a Integração de Migrantes, pois o número crescente de pessoas migrantes residentes no concelho e a auscultação realizada a entidades competentes, assim como à própria comunidade migrante, permitiu constatar que existia uma carência de resposta neste âmbito. Assim, o Município de Viseu aderiu à rede CLAIM para poder prestar um conjunto de serviços úteis aos migrantes do concelho.

Isabel Almeida Rodrigues, disse que em Portugal já são 156 Centros, uma rede que vai continuar a crescer, importante no sentido de apoiar as Migrações.

A governante acrescenta que “na Europa os crescimentos populacionais devem-se às Migrações…”.

Recorde-se que os Centros Locais de Apoio à Integração de Migrantes, serviço do ACM, I.P., são gabinetes que apoiam em todo o processo do acolhimento e integração dos migrantes, articulando com as diversas estruturas locais, e promovendo a interculturalidade a nível local. Estes serviços prestam apoio e informação geral em diversas áreas, tais como a regularização, nacionalidade, reagrupamento familiar, habitação, retorno voluntário, trabalho, saúde, educação, entre outras.

(Foto: Diogo Paredes – Jornal do Centro)

 

Pode ver também

Batido o recorde na Concentração de telescópios

É um novo recorde de telescópios presentes. A um dia do arranque, dos 164 pré-inscritos …

Comente este artigo