Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / Centro histórico de Viseu recebe nona edição da Sementeira

Centro histórico de Viseu recebe nona edição da Sementeira

A nona edição da Sementeira arranca na sexta-feira no centro histórico de Viseu e conta com espetáculos de dança, música, teatro, conversas e uma exposição coletiva que reúne trabalhos de 22 artistas, anunciou hoje a organização.

“Graças à resposta que obtivemos ao nosso chamamento, que tal como em outros anos, este ano também foi muito boa, vamos conseguir ter uma exposição coletiva que reúne trabalhos de 22 artistas, por acaso, todos de Portugal”, explicou à agência Lusa Carolina Gomes.

A mostra estará visível no número seis da Rua das Ameias, junto à Sé de Viseu e conta, no mesmo espaço, com fotografia, pintura, escultura e algumas obras com técnicas mistas de artistas repetentes, mas também de estreantes.

Uma das estreias, adiantou Carolina Gomes, “é o fotógrafo Pedro Gomes Almeida, que apresenta a série de retratos intitulada ‘Entre as margens do Ser’, de pessoas trans, recentemente distinguida com uma menção honrosa na categoria de Retrato no Prémio Estação Imagem”.

Entre os artistas que estão de volta a Viseu, esta responsável destacou “Sérgio Amaral, desenhista e pintor, escultor e ceramista, por vocação e profissão de fé”, que “desenvolve pesquisas experimentais e ensaia novos materiais como o ferro e o barro e tem feito o seu percurso na escultura, na modelagem e na cerâmica, com especial interesse pelo barro negro”.

“Temos trabalhos muito diferenciados, alguns misturam técnica de costura, vamos ter mesmo um vestido de um designer, temos também, por exemplo, uma parede inteira com uma composição e colagens, ou seja, é mesmo uma exposição muito heterogénea”, revelou.

Além da exposição coletiva, “há também música, dança, teatro e há dias em que há duas atividades, graças à resposta que foi muito rica. E as habituais conversas, com muita cultura, pensamento crítico e vontade de construção política”.

A partir de sexta-feira e até dia 11, é possível assistir “a alguns artistas pela primeira vez na Sementeira, mas outros que gostam de marcar presença ao longo dos anos, quer estudantes que saíram para fazer a sua formação e estão de regresso, quer outros artistas que gostam de marcar presença”.

“O Dj Feizer vai estar pela primeira vez na Sementeira, como também, por exemplo, Habibah da Lua, que é dança do ventre, e com teatro está o Visiunarte, que já se inscreveu noutros anos, mas nunca foi possível conciliar agendas e este ano conseguimos”, destacou.

Carolina Gomes disse ainda que todas as atividades “irão cumprir com as regras” da Direção-geral da Saúde (DGS) e que “todos os dias haverá uma avaliação para a eventual necessidade de alterar alguma coisa ou alguma atividade”.

 

Pode ver também

Tabuaço: freguesia de Paradela e Granjinha perdeu mais de 40% da população em 10 anos

Paradela e Granjinha, no concelho de Tabuaço e distrito de Viseu, perdeu 45% da sua …

Comente este artigo