Em Abril de 2021 o Instituto Nacional de Estatística, I. P., vai realizar o XVI Recenseamento Geral da População e VI Recenseamento Geral da Habitação – CENSOS 2021, a maior operação estatística nacional, realizada pelo INE.
Os Censos vão “contar” todos os cidadãos e famílias residentes no território nacional, bem como todos os alojamentos e edifícios destinados à habitação.
De modo a garantir a qualidade da execução dos Censos e acautelar os riscos para a população, recenseadores e demais estrutura de recolha que a operação comporta no atual contexto epidemiológico o INE definiu um Plano de Contingência.
O Plano de Contingência para os Censos 2021 inclui, entre outras medidas, a observação de um rigoroso protocolo de segurança de saúde pública ao abrigo das regras emanadas pelas autoridades de saúde, uma estratégia que reforça a opção pela recolha de informação através da internet e o apoio à população através de uma linha telefónica, com possibilidade da resposta telefónica dirigida essencialmente a grupos da população com maior dificuldade na resposta pela Internet ou impedidos de contacto presencial, nomeadamente por razões de saúde pública.
A dimensão desta operação estatística implica o recrutamento de cerca de 11 000 Recenseadores dispersos por todo o País, em regime de Contrato de Prestação de Serviços, que serão, resumidamente, responsáveis por:
– Distribuir cartas com códigos para acesso a resposta por internet;
– Assegurar a totalidade das respostas;
– Prestar todos os esclarecimentos necessários às famílias sobre a resposta aos CENSOS;
– Recolher/confirmar a informação de edifício;
– Recolher e registar as respostas em alojamentos que não respondem pela internet;
– Proceder à validação da informação recolhida, de acordo com as orientações recebidas.
PERFIL
– Habilitações académicas ao nível do 12º ano (preferencialmente);
– Competências ao nível da microinformática e da utilização de TIC;
– Smartphone [Android 5.0 ou iOS 12 ou superior] (com ecrã de 5 polegadas ou superior)
com ligação à internet ou Tablet com ligação à internet;
– Capacidade para estabelecer contactos interpessoais, ser cordial, agradável, metódica/o e rigorosa/o;
– Conhecer bem a zona geográfica para a qual se candidata.
– Disponibilidade aos fins de semana e durante a semana a tempo parcial;
– Disponibilidade de transporte próprio (preferencialmente).
REQUISITOS PARA CONTRATAÇÃO (a efetuar em regime de prestação de serviços):
– Estar coletado/a nas Finanças como trabalhador/a independente ou a possibilidade de recorrer ao Ato Isolado;
– Estar inscrita/o na Segurança Social como Trabalhador/a Independente ou estar Isento/a;
– Não possuir dívidas às Finanças e à Segurança Social;
– Disponibilidade para participar em sessão informativa referente à atividade a desenvolver.
Excecionalmente nos termos do DL 54/2019 de 18 de abril podem candidatar-se:
– As/Os trabalhadoras/es que exercem funções públicas podendo acumular essas funções com
– exercício de funções públicas remuneradas;
– As/Os aposentadas/os, reformadas/os, reservistas fora da efetividade e equiparados.
Comente este artigo