Home / Notícias / Castro Daire: “A Última Rota da Transumância”
Foto: Município de Castro Daire

Castro Daire: “A Última Rota da Transumância”

A ancestral “A Última Rota da Transumância”, que tinha como tradição o deslocar dos rebanhos e pastores, desde o sopé da Serra da Estrela até à Serra do Montemuro, vai voltar a reviver-se em Castro Daire, no último fim de semana de junho deste ano 2024.

A subida dos rebanhos à Serra do Montemuro está agendada para sábado, 29 de junho, com o percurso entre Ribolhos e Castro Daire e a chegada, está prevista para a zona da Cruz do Rossão, às 12h00 de domingo, dia 30.

O programa do fim de semana abre às 9h00 do dia 29 de junho, com a concentração dos pastores e rebanhos, na zona de Ribolhos, e vai prolongar-se até ao final da noite, com uma atuação dos “Los Romeros”, às 22h30 no Parque Urbano de Castro Daire.

No domingo, pelas 7h00 da manhã, na zona da Feira das Vacas, é a continuação da recriação da subida dos rebanhos, o tradicional almoço, será às 12h15 na zona da Cruz do Rossão, com muita animação cultural e o encerramento da subida da Última Rota da Transumância será às 16h00.

O Município de Castro Daire vai disponibilizar transporte entre o Centro Cultural de Castro Daire, Ribolhos e a Cruz do Rossão.

Para além de Castro Daire, outros municípios também integram o projeto “Terras da Transumância”, nomeadamente, Fundão, Gouveia e Seia.

Inscrições no evento: www.transumanciacastrodaire.com/tickets

(Fonte: Município de Castro Daire)

 

Pode ver também

Vários concelhos do distrito de Viseu em risco muito elevado de incêndio devido ao calor

Para esta quinta-feira, 18 de julho, o IPMA (Instituto Português do Mar e Atmosfera) prevê …

Comente este artigo