Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / Capela da Misericórdia de São João da Pesqueira reabriu ao público

Capela da Misericórdia de São João da Pesqueira reabriu ao público

A Capela da Misericórdia de São João da Pesqueira reabriu ao público após obras de restauro e requalificação, durante as quais foram encontradas as ossadas e as pedras tumulares da família dos Távoras, anunciou a Câmara.

Estas obras foram comparticipadas em 155 mil euros pelo programa operacional Norte 2020 e contaram com o apoio da autarquia em 34% do investimento não comparticipado (360 mil euros), sendo o valor remanescente suportado pela Santa Casa da Misericórdia.

“No processo de restauro foram descobertas as ossadas e as pedras tumulares da família Távora, com os brasões picados, depois da sentença que todos conhecemos, e que agora se encontram condignamente expostas”, explicou a autarquia.

Na sequência de uma investigação feita pelo ministro Sebastião José de Carvalho e Melo (futuro marquês de Pombal), o marquês de Távora e outros elementos desta poderosa família foram executados publicamente em 1759, devido ao seu alegado envolvimento numa conspiração e tentativa de assassinato do rei D. José. O nome e o brasão dos Távoras foram apagados e riscados em todo o reino, mas ainda hoje este é um caso controverso, que gera debate entre os historiadores.

Segundo a autarquia, a Capela da Misericórdia necessitou de uma “intervenção à sua estrutura, em particular ao telhado, aos altares e às pedras tumulares”.

A obra ainda não está totalmente concluída, prevendo-se “a sua conclusão total no próximo mês de setembro, com a colocação do altar lateral e restauro do órgão e a inauguração do núcleo museológico da Santa Casa”, acrescentou.

 

Pode ver também

Águas do Norte investe 1,5 milhões de euros em água e saneamento em Cinfães

A Águas do Norte vai avançar com uma empreitada no valor de 1,5 milhões de …

Comente este artigo