Home / Notícias / 17 de setembro, pega na tua mochila e parte à aventura “Vamos Conhecer o Sátão”

17 de setembro, pega na tua mochila e parte à aventura “Vamos Conhecer o Sátão”

No dia 17 de setembro, sábado, às 09h30, será realizado o workshop “Vindima na Taboadella”. O propósito desta atividade é dar a conhecer o processo da vindima aqui efetuado. Os aventureiros são convidados a assistir de perto ao corte da uva e a todo o processo efetuado na adega. Será também feita uma visita à lagareta cavada num monólito granítico e às sepulturas escavadas na rocha, localizados nos terrenos da propriedade.

A tradição vinícola é reforçada pela presença de uma lagareta escavada na rocha, que poderá remontar à época romana. Nos anos 90, em trabalhos de surriba foram encontrados alguns vestígios, como um fragmento de lápide funerária romana, abundantes fragmentos de telha e tijolo, de cerâmica doméstica e de armazenamento (dollium/talha), blocos talhados ou afeiçoados, pias e entalhes em soleiras, pingos de fundição, embora não saibamos com exatidão o sítio onde ocorreu  maior concentração de materiais.

Possivelmente, esta villa, devido à sua potencialidade agrícola e proximidade da rede viária, que facilitaria o escoamento de produtos, continuou a ser explorada em época medieval, conforme comprovam duas sepulturas escavadas na rocha ( de entre os séculos XI e XIII).

Mais recentemente, no decurso de trabalhos de renovação de parte do vinha que implicou   surriba dos solos, foi possível identificar o lugar exato onde se implantaria o sítio romano da Taboadela (ou parte dele), numa suave encosta a Norte das sepulturas medievais, do qual não resta qualquer vestígio.

As inscrições são gratuitas e limitadas a 14 participantes (8 de participantes no mínimo), devendo ser realizadas até ao dia 15 de setembro na Casa da Cultura de Sátão. Para mais informações devem contactar os números de telefone 232980007 ou 232980000.

 

Pode ver também

Lamego acolhe workshop sobre segurança contra incêndios

Uma plateia atenta encheu por completo o auditório do Centro Multiusos de Lamego para assistir …

Comente este artigo