Home / Notícias / Câmara Municipal de Vouzela promove Trilho da Água

Câmara Municipal de Vouzela promove Trilho da Água

A Câmara Municipal de Vouzela e a Junta de Freguesia de Queirã vão promover, no dia 17 de junho, pelas 8h45, o percurso pedestre PR8 – Trilho da Água.

A iniciativa insere-se no ciclo de caminhadas “Sentir Vouzela”, que a autarquia está a dinamizar até novembro e que visa promover turisticamente o concelho, em particular as paisagens e as tradições do Parque Natural Vouga Caramulo Vouzela, recentemente considerado “Prémio Cinco Estrela Regiões”.

Com 9,8km, o Trilho da Água é um percurso pela zona oriental do concelho de Vouzela, rica em jazigos de minérios de estanho e de volfrâmio. A caminhada irá desenvolver-se, em grande parte, em espaço mineiro, atravessando dez dessas antigas concessões.

No entanto, o ponto do trajeto onde os vestígios de mineração são mais evidentes corresponde à Mina da Sega, na encosta da Ribamá. A concessão da Sega, dedicada à extração de volfrâmio, foi criada em 1917 a favor da sociedade Dias Mining Corporation, com sede em Nova Iorque. A laboração, com sucessivos concessionários, prolongou-se até à década de sessenta do século passado. Foi declarada abandonada em 1968.

No final do percurso haverá uma degustação de produtos locais, no largo da Igreja Paroquial de Queirã, e serão contadas algumas memórias da lavra do minério por José Mendes, um antigo mineiro daquela freguesia.

Os interessados em participar poderão inscrever-se, até ao dia 15 de junho, junto do Posto de Turismo de Vouzela, pelo 232 740 070 (chamada para rede fixa nacional) ou pelo mail gab.turismo@cm-vouzela.pt

 

Pode ver também

Homem de 74 anos morre em acidente com trator

Na manhã desta sexta-feira, 19 de abril, o acidente com um trator provocou a morte …

Comente este artigo