Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / Câmara de Viseu lança Polo Virtual do Museu de História da Cidade

Câmara de Viseu lança Polo Virtual do Museu de História da Cidade

Este sábado, dia 18 de maio, celebra-se o Dia Internacional dos Museus e os Museus Municipais de Viseu associam-se à iniciativa com uma agenda de programação com várias atividades, oficinas, visitas guiadas e iniciativas para todos os públicos, durante o fim de semana.

Pelas 16 horas, no átrio dos Paços do Concelho, o Museu de História da Cidade lança o seu Polo Virtual: uma plataforma digital multicanal que vai permitir a interação com o património e a história da cidade, através de ferramentas e experiências diversificadas, incluindo visitas virtuais a exposições do Museu de História da Cidade, conteúdos digitais e uma aplicação de realidade aumentada – a Viseu 5.0.

Através da APP, com o auxílio do telemóvel, os utilizadores vão poder realizar um roteiro guiado pela cidade, recorrendo à realidade aumentada, ao direcionar o dispositivo para locais de interação, com a câmara.

O projeto do Polo Virtual vai ser apresentado na íntegra, durante o lançamento.

Também este sábado, o Museu do Linho de Várzea de Calde organiza a II Feira do Linho e Produtos Locais, na aldeia. A iniciativa vai proporcionar ateliês e jogos tradicionais, uma mostra de produtos da região e as atuações musicais do Grupo Etnográfico de Várzea de Calde e do Grupo “A Cotovia”, com a direção de Ana Bento. A Feira vai decorrer no Largo de S. Francisco e no Museu do Linho, entre as 10 e as 18 horas.

No domingo, dia 19, a Casa da Ribeira acolhe a 4ª edição da Mostra de Doçaria, em ano de “Viseu, Destino Nacional de Gastronomia”. Entre as 10 e as 18 horas, o Museu vai acolher diversos parceiros locais, entre padarias e pastelarias da região, para a venda de produtos gastronómicos da época, como o bolo de azeite e o pão-de-ló.

A Coleção Arqueológica José Coelho proporciona mais uma edição dos Roteiros José Coelho, no dia 18. Desta vez, a visita vai percorrer a cidade atrás de histórias que contam as disputas de José Coelho pela investigação e salvaguarda do património de Viseu.

Durante o fim de semana, entre outras propostas para todos os públicos, a Quinta da Cruz vai ter um carrossel tradicional à disposição dos visitantes mais pequenos.

O Museu do Quartzo, organiza uma visita guiada inclusiva à sua exposição permanente, em parceria com a Associação SurdiSol. Já o Museu Almeida Moreira vai proporcionar a atividade “Almeida Moreira convida…”, uma revisitação encenada à Casa do Soar de Cima.

 

Pode ver também

Mosteiro em ruínas em Mangualde começa a ser recuperado

A igreja do Mosteiro de Santa Maria de Maceira Dão, classificado como Monumento Nacional desde …

Comente este artigo