Home / Notícias / Câmara de Tondela aprova protocolos anuais com as Freguesia e Bombeiros num valor superior a 600 mil euros
Carla Antunes Borges, presidente da CM Tondela

Câmara de Tondela aprova protocolos anuais com as Freguesia e Bombeiros num valor superior a 600 mil euros

O executivo municipal de Tondela aprovou na manhã desta terça-feira (27 de junho) os protocolos anuais com as Juntas de Freguesia do concelho.

No total, estes acordos estão orçados em cerca de 610 mil euros e preveem, entre outras intervenções, a beneficiação e ou alargamento de caminhos agrícolas, a limpeza e manutenção destas vias, a reparação de muros, o arranjo e manutenção de parques, jardins públicos e cemitérios.

Algumas freguesias receberão também verbas para beneficiar caminhos florestais, pavimentar arruamentos, limpar fontes e fontanários e até para arranjar tanques públicos.

“Os valores objeto dos vários protocolos foram todos eles analisados e discutidos com os executivos e com os senhores presidentes de junta. O somatório deste apoio corresponde a um valor idêntico do ano passado, em que relembro, aumentámos em 10% o montante dos protocolos a celebrar com as Juntas de Freguesia”, salientou, na reunião do executivo municipal, a presidente da Câmara, Carla Antunes.

Os protocolos de colaboração celebrados anualmente com as Juntas e Uniões de Freguesia do concelho foram aprovados por unanimidade.

Em sessão pública foram também deliberados dois auxílios financeiro à Junta de Freguesia de Molelos, um no valor de 140 mil euros com vista à construção de casas de banho e palco, no parque do Calvário, e outro no montante de 29.500 euros para financiar a aquisição e montagem de churrasqueira em gra-nito e muro de granito, no parque das Raposeiras, e para a realização de obras de assentamento de bancos e jardim, no parque da escola Futebol Clube de Molelinhos.

O executivo aprovou ainda um reforço de 30 mil euros no apoio concedido à União de Freguesias de Vilar de Besteiros e Mosteiro de Fráguas para a cons-trução do Parque Fluvial do Dinha e uma comparticipação de 50 mil euros para a criação do Dinha Parque “Costumes e Tradições”, um projeto da junta que foi alvo de uma candidatura a uma medida da ADICES – Associação de Desenvolvimento Local.

A Câmara Municipal deliberou igualmente o apoio financeiro anual, no valor de 100 mil euros, a atribuir à Associação dos Bombeiros Voluntários de Tondela. Já a corporação do Vale de Besteiros receberá de subsídio anual de 80 mil euros.

A vereação deu ainda luz verde à atribuição de uma ajuda de cerca de 47 mil euros aos Bombeiros de Tondela, com vista a suportar a segunda fase das obras de requalificação e beneficiação da secção de Lajeosa do Dão.

Na reunião pública desta terça-feira, a presidente da autarquia, Carla Antunes Borges, mostrou-se ainda surpreendida com a adesão do público e das várias instituições que participaram na última edição das Marchas Populares de Santo António, que encheram de cor e alegria a Avenida Ao Tom D’ Ella.

A autarca anunciou que o executivo está a avaliar a hipótese de alterar o sítio onde decorre o evento.

“Estamos a ponderar vários locais, como também a possibilidade de para o ano pudermos fazer algum investimento diferente e eventualmente criar condições para que haja mais lugares sentados, que parece que é um ponto fundamental e que foi uma nota que ficou patente este ano”, disse Carla Antunes Borges.

 

Pode ver também

Rosa Quinteiro é a vencedora do prémio literário Cónego Albano Martins de Sousa.

Com a obra “Poemas do Caderno Azul” a escritora é pela segunda vez galardoada, numa …

Comente este artigo