Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / Câmara de Tondela aprova orçamento de mais de 40 ME para 2022

Câmara de Tondela aprova orçamento de mais de 40 ME para 2022

A Câmara de Tondela aprovou hoje, com os votos a favor da maioria PSD e contra dos vereadores da oposição (PS), o orçamento para 2022, no valor de mais de 40 milhões de euros (ME.

“A Câmara Municipal de Tondela aprovou um orçamento que ultrapassa os 40 milhões de euros para 2022 e é realizado num contexto de constrangimentos, quer no domínio da sua natureza, quer nas variáveis externas, em consequência da crise pandémica vivida”, afirma o presidente da autarquia, citado numa nota enviada hoje à agência Lusa.

José António Jesus refere, de acordo com o mesmo comunicado, que o valor aprovado, que é idêntico ao do orçamento deste ano, “é condicionado por um conjunto de obras estruturais e investimentos, cujo plano de execução se arrasta para 2022, devido à pandemia”.

“Muito por força das dificuldades que as empresas vão sentindo por todo o país, quer no fornecimento de bens e serviços, quer nos próprios operadores”, justifica o autarca social-democrata que exemplifica “algumas obras estruturantes” que transitam para o próximo ano.

A requalificação do Centro Tecnológico e de Empreendedorismo, a reabilitação da Frente Ribeirinha, a conclusão da Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) do Lajedo e o fecho da Rede de Água e Saneamento no Caramulo, são alguns desses empreendimentos.

O orçamento do próximo ano, explica o autarca, contabiliza também “as implicações das transferências de competências, nomeadamente no domínio da educação e da saúde e ainda na área social”.

“Com particular ênfase nos transportes, em equipamentos e na requalificação de unidades de saúde, salientando-se a reconstrução integral da Unidade de Saúde Familiar (USF) de Tondela, que faz parte das grandes opções do plano para 2022”, destaca o autarca.

O documento projeta “reforçar o investimento no domínio das atividades económicas, com a contínua intervenção na expansão das áreas de acolhimento empresarial” de onde faz parte “a ampliação da Zona Industrial Municipal da Adiça Tondela” que foi alvo de uma candidatura ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), para a “qualificação dos serviços” aí existentes.

“O orçamento contempla também o desenvolvimento da Estratégia Local de Habitação, tal como a definição de instrumentos que permitam captar promotores para oferta de habitação a custos controlados”, refere.

Na área ambiental, o presidente deste município do distrito de Viseu, realça “o investimento na beneficiação e requalificação de infraestruturas, no âmbito da Associação de Municípios para o Sistema Intermunicipal de Águas Residuais (AINTAR)”, da qual o concelho de Tondela faz parte.

O orçamento da Câmara Municipal de Tondela para 2022, foi aprovado hoje na reunião do executivo e, à semelhança do deste ano, passou com os votos contrários do PS, e atinge, igualmente, um valor “superior a 40 ME”.

 

Pode ver também

Águas do Norte investe 1,5 milhões de euros em água e saneamento em Cinfães

A Águas do Norte vai avançar com uma empreitada no valor de 1,5 milhões de …

Comente este artigo