O Município de Sernancelhe em colaboração com a família do escritor Aquilino Ribeiro e a Editora Bertrand reeditaram a obra “Estrada de Santiago”, que conta com introdução de Paulo Neto, diretor da Revista “Aquilino”, e prefácio de Luís Marques Mendes.
Segundo a Câmara de Sernancelhe, a iniciativa assinala “um ano marcante na vida e obra de Aquilino Ribeiro, como uma referência das letras portuguesas do século XX”.
Encontrando-se esgotada e cumprindo-se um século da primeira edição, datada de 1922, “Estrada de Santiago” é uma obra composta por um conjunto de novelas marcadas pelas geografias primordiais do escritor Aquilino Ribeiro.
Em entrevista à Alive Fm, Paulo Neto, diretor da revista “Aquilino”, realçou que a reedição da obra “Estrada de Santiago” é baseada na edição de 1956.
A obra “Estrada de Santiago” faz este ano 100 anos de existência, após a primeira edição que data de 1922. O livro é composto por um conjunto de cinco novelas da juventude de Aquilino Ribeiro, a primeira retrata “A maldição cubra os pardais”, Paulo Neto aponta o essencial desta novela do escritor Aquilino Ribeiro.
A segunda novela “Domingo de Lázaro” retrata os três anos em que Aquilino Ribeiro lecionou no Liceu Camões em Lisboa.
A novela da obra “Estrada de Santiago” – “Valoroso Milagre” passa-se no convento de Nossa Senhora da Tabosa , em plena invasão Francesa, recorda Paulo Neto.
“A Grande Dona”, retrata a vida de um moleiro da Azenha do Gorgolhão num ano de seca e fome.
“Bufonaria heroica” refere o diretor da revista “Aquilino” Paulo Neto, a novela tem como cenário o céu e o paraíso, onde estão reunidos os doutores da igreja e os pregadores. Aquilino Ribeiro pretende com esta novela divulgar a sua visão do que se passava à época com a religião.
A reedição da obra “Estrada de Santiago” do escritor Aquilino Ribeira, será apresentada esta sexta-feira, 18 de novembro, pelas 18:00, no Expo Salão, em Sernancelhe.
Comente este artigo