Home / Notícias / Câmara de Sernancelhe instala contadores inteligentes para garantir uso eficiente da água

Câmara de Sernancelhe instala contadores inteligentes para garantir uso eficiente da água

São 730 os contadores de água inteligentes que vão ser colocados, nas próximas semanas, na Vila de Sernancelhe, abrangendo habitações, comércios e indústrias. A iniciativa do Município visa garantir o uso mais eficiente da água, promover a redução de perdas e aumentar a qualidade do serviço prestado à população.

Com um custo total de 92.177,11 Euros, o investimento vai permitir a substituição de contadores antigos por equipamentos com sistema de medição volumétrica do tipo êmbolo rotativo, que garantem também facilidade na realização de leituras automáticas dos consumos de água e de forma remota, bem como anulação de erros de leitura.

Por outro lado, com estes novos equipamentos o Município pretende avançar para a criação de uma zona de medição e controlo, por forma a permitir a monitorização dos consumos diários e, assim, atuar de forma mais célere e eficaz sempre que são detetados consumos elevados, nomeadamente avisando, de imediato, os clientes/utilizadores sempre que ocorram eventuais fugas na rede predial.

O Município de Sernancelhe reconhece ser fundamental a adoção de soluções eficientes para a gestão da água de consumo humano. Depois da seca de 2022, que afetou todo o País, e da necessidade da implementação de medidas de controlo e racionamento da água, é imperioso que sejamos pró-ativos e exigentes com a forma como gerimos este bem, que para além de precioso tem um peso na fatura municipal anual, juntamente com o saneamento, superior a 300 mil euros.

 

Pode ver também

Noite de Gala do TRC atribui Prémio de Mérito a João Gama

O 16º aniversário da reabertura ao público do majestoso Teatro Ribeiro Conceição (TRC), em Lamego, é …

Comente este artigo