São 730 os contadores de água inteligentes que vão ser colocados, nas próximas semanas, na Vila de Sernancelhe, abrangendo habitações, comércios e indústrias. A iniciativa do Município visa garantir o uso mais eficiente da água, promover a redução de perdas e aumentar a qualidade do serviço prestado à população.
Com um custo total de 92.177,11 Euros, o investimento vai permitir a substituição de contadores antigos por equipamentos com sistema de medição volumétrica do tipo êmbolo rotativo, que garantem também facilidade na realização de leituras automáticas dos consumos de água e de forma remota, bem como anulação de erros de leitura.
Por outro lado, com estes novos equipamentos o Município pretende avançar para a criação de uma zona de medição e controlo, por forma a permitir a monitorização dos consumos diários e, assim, atuar de forma mais célere e eficaz sempre que são detetados consumos elevados, nomeadamente avisando, de imediato, os clientes/utilizadores sempre que ocorram eventuais fugas na rede predial.
O Município de Sernancelhe reconhece ser fundamental a adoção de soluções eficientes para a gestão da água de consumo humano. Depois da seca de 2022, que afetou todo o País, e da necessidade da implementação de medidas de controlo e racionamento da água, é imperioso que sejamos pró-ativos e exigentes com a forma como gerimos este bem, que para além de precioso tem um peso na fatura municipal anual, juntamente com o saneamento, superior a 300 mil euros.
Comente este artigo