Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / Câmara de Sátão investe 400 mil euros em parque escolar

Câmara de Sátão investe 400 mil euros em parque escolar

O jardim-de-infância e a escola básica de Rãs vão ser alvo de requalificação pela Câmara de Sátão, que vai investir mais de 400 mil euros nas duas obras, anunciou o presidente do município, Alexandre Vaz.

“São dois concursos, um já abriu e o outro abre esta semana, para dois edifícios escolares em Rãs. São dois edifícios diferentes, um em frente ao outro, uma vez que estão só separados por uma rua no meio”, explicou Alexandre Vaz.

O presidente da Câmara de Sátão diz que a Escola Básica de Rãs “conta atualmente com perto de 20 crianças e é a que terá um investimento mais avultado, em cerca de 285 mil euros”.

“A escola de Rãs vai sofrer alteração no telhado, vão ser intervencionadas também as casas de banho interiores, vamos fazer uma pequena copa, porque as crianças comem lá e as instalações não são as melhores e depois também temos de arranjar o exterior”, especificou.

“A escola de Rãs vai sofrer alteração no telhado, vão ser intervencionadas também as casas de banho interiores, vamos fazer uma pequena copa, porque as crianças comem lá e as instalações não são as melhores e depois também temos de arranjar o exterior”, especificou.

Alexandre Vaz explicou também que, em relação à requalificação do jardim-de-infância, que “conta atualmente com 12 crianças, o investimento é menor e equivale a cerca de 138 mil euros”.

“O edifício necessita de um novo telhado, pintura, casas de banho, aquecimento central e mudar as janelas. Também temos de requalificar o espaço exterior, porque precisa muito de ser intervencionado”, justificou.

As obras têm um prazo de intervenção de seis meses, mas o presidente da Câmara de Sátão disse acreditar que “vão demorar mais” do que isso, “tendo em conta que, atualmente, há mais obras de que empreiteiros”.

“Estou em crer que se vão prolongar mais um bocadinho, talvez mais um ou dois meses. Já tínhamos aberto um concurso, mas ficou deserto. Fizemos a atualização dos preços e voltámos a abrir o concurso, vamos ver se agora conseguimos, porque há muita falta de mão-de-obra”, apontou.

O início das requalificações “deve acontecer mais ou menos na mesma altura, uma vez que os concursos têm dias de diferença” e “o ideal era começarem até maio, para que acontecessem maioritariamente no período de férias escolares” do verão.

Enquanto as obras decorrem, no período letivo, o autarca disse que as crianças “vão para a antiga escola de Decermilo, que fica na mesma freguesia e a sensivelmente quatro, cinco quilómetros” das escolas de Rãs.

“Nesse período, vamos colocar à disposição dos pais o transporte dos filhos. A Câmara de Sátão assegura, com certeza, o transporte das crianças. É uma obrigação nossa”, assumiu o presidente.

A antiga escola de Decermilo “foi toda requalificada pela autarquia há pouco tempo e tem três salas bastante grandes e uma boa área exterior, inclusive com parte do recreio coberto, e em princípio cabem lá todas as crianças” de Rãs.

Alexandre Vaz disse que esta antiga escola requalificada, que se localiza na mesma freguesia, União de Freguesias de Romãs, Decermilo e Vila Longa, “já tem destino, mas só depois destas requalificações é que o edifício irá acolher o outro projeto”.

 

Pode ver também

ABOM – Aguiar da Beira O’ Meeting nos dias 28 e 29 de maio

Aguiar da Beira vai receber, nos dias 28 e 29 de maio, o evento ABOM …

Comente este artigo